23/04/2024 12:44:15

Brasil
31/03/2021 04:00:00

Entenda o episódio envolvendo PM que surtou e foi baleado na Bahia


Entenda o episódio envolvendo PM que surtou e foi baleado na Bahia

Na noite de domingo (28), um policial militar foi baleado no Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador. O episódio começou horas antes, durante a tarde, e terminou no final da noite, quando o PM morreu no Hospital Geral do Estado.

14h: PM chega ao Farol da Barra

O Policial Militar Wesley Soares Góes chegou armado ao Farol da Barra. Ele tinha um fuzil e uma pistola e começou a disparar para o alto. Rapidamente, o homem foi cercado por unidades policiais do CPR Atlântico e especializadas. O local foi isolado.

Em nota, o governo da Bahia afirmou que o policial estava em situação de "surto psicológico". De acordo com a família, Wesley nunca havia tido surtos antes. Durante a ação, ele estava com o rosto pintado de verde e amarelo.

15h: Início da negociação

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, uma equipe do Bope começou a negociar com o PM. Os relatos dão conta de que o homem alternava entre momentos de lucidez e acessos de raiva. Nos picos do surto, ele voltava a disparar.

Além dos tiros, Wesley jogou isopores, bicicletas e grades no bar.

18h35: Troca de tiros

Após 3h30 de negociações entre Wesley e o Bope, o PM teria dito que havia “chegado o momento”, e começou uma contagem regressiva. Ao final, disparou contra as equipes policiais que estavam no local.

Wesley recebeu 10 tiros e foi levado para o Hospital Geral do Estado. No local, ele ficou intubado.

Ataques contra a imprensa

Logo após o PM ser baleado, jornalistas tentaram se aproximar do local e foram atingidos com balas de borracha. Forças policiais queriam afastar os profissionais de imprensa. O Sindicato de Jornalistas da Bahia condenou “veementemente o comportamento dos policiais envolvidos” no episódio.

A instituição avalia que não havia “qualquer necessidade de agir daquela maneira pois os jornalistas estavam trabalhando e não representavam qualquer ameaça aos PMs ou à operação.

23h: Confirmação da morte

No fim da noite, o major Hosannah Santos Rocha, da 72ª CIPM, informou que o PM chegou a ficar intubado, mas não resistiu.

Wesley trabalhava na 72ª CIPM há pelo menos quatro anos e era noivo. Em nota, a Polícia Militar lamentou o ocorrido e disse que “todos os esforços foram feitos por um final pacífico durante um possível surto de um PM”.

“O Batalhão de Operações Policiais Especiais adotou protocolos de segurança e o policial militar ferido foi socorrido imediatamente pelo SAMU. A corporação tomou conhecimento ainda de um vídeo do momento em que a imprensa acompanha o fato e é interpelada por um policial militar. A instituição ressalta o respeito à liberdade de expressão e ao trabalho dos jornalistas. O fato será devidamente apurado.”

Yahoo Notícias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News