25/04/2024 15:15:25

13/09/2009 00:00:00

Polícia


Polícia

com cadaminuto // antonio melo

A Polícia do Estado de Sergipe confirmou a prisão de José Carlos Pereira, 31, o ‘Carlinhos Arapiraca’, que ficou conhecido em Alagoas por seu envolvimento com a Gang Fardada, organização criminosa que ficou conhecida na década de 90 por ser formada em sua maioria por policias militares de Alagoas, envolvidos em crimes de pistolagem e assaltos.

No momento da prisão, Carlinhos, que é foragido no sistema prisional de Alagoas desde o ano de 2002, apresentou um documento falso com o nome de José Nildo de Araújo.

A prisão foi registrada durante a Operação Cangaço, que contou com policiais sergipanos da Delegacia Especial de Combate a Tóxicos e Entorpecentes (Decte).

Durante a operação também foram presos Carlos Alexandre Santos Silva, Leonias de Jesus, 25, o ‘Leo’, e Abimael da Silva Borges, 19, “Mael’, todos acusados de crime de pistolagem, roubos e tráfico de entorpecentes nos Estados de Sergipe, Alagoas e Ceará.

Carlinhos Arapiraca, segundo as investigações da polícia sergipana é responsável por vários homicídios praticados na cidade de Itabaiana - SE.

José Carlos já chegou a ser convocado, na condição de testemunha, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), responsável pela apuração do Narcotráfico no Brasil. Carlinhos revelou detalhes dos integrantes da Gang Fardada, que segundo ele confirmou a CPI, era comandada pelo ex-coronel PM Manoel Cavalcante.

Em depoimento ele confessou ter participado da execução do comerciante José Jackson da Silva, 35, no último dia 18 de julho, em Itabaiana. Além de no dia 30 de julho deste ano, ter comandado o assaltou a uma agência do Banco do Brasil na cidade de Fortaleza, no Ceará, levando cerca de R$ 80 mil. Na fuga a quadrilha matou os cabos PMs Francisco Honorato de Castro e Francisco Assis do Nascimento, da PM do Ceará e uma mulher que foi atingida quando tentava se esconder em meio ao tiroteio.

Também no Ceará Carlinho Arapiraca afirmou que assaltou uma residência de onde foi levado cerca de R$ 125 mil reais.

Segundo o superintendente da Polícia Civil de Sergipe, delegado Paulo Márcio, o primeiro a ser preso foi Carlos Alexandre, braço direito de Carlinhos Arapiraca, encontrado com cocaína e uma pistola 380 milímetros no momento que ia de Itabaiana para a cidade de Nossa Senhora do Socorro em um Fiesta de placas HVK-2178/SE, que teria sido adquirido como parte do dinheiro roubado, no dia 30 de julho, da agência do Banco do Brasil de Parangaba, na capital cearense. A prisão foi registrada no mês passado, mas foi mantida em sigilo para não atrapalhar o decorrer da operação.

Segundo o delegado, dos seis meses de investigação, foram necessários quase dois meses somente para descobrir o verdadeiro nome de ‘Carlinhos Arapiraca’, considerado o líder da quadrilha. A partir dessa apuração, a polícia descobriu que Carlinhos e seu bando estavam envolvidos em uma série de crimes em vários Estados do Nordeste.

O delegado Paulo Márcio também revelou que a polícia de Alagoas já solicitou a transferência de Carlinhos para o Estado, porém, segundo o superintendente essa transferência não vai acontecer pelo menos por enquanto, uma vez que ele é uma pessoa importante para esclarecer o tráfico de drogas em Sergipe a as execuções de várias pessoas.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News