24/04/2024 20:27:07

Educação
22/03/2021 11:00:00

Ufal tem o maior número de inscritos no mestrado em Administração Pública

As aulas devem começar em abril, de forma remota, por conta da pandemia da covid-19


Ufal tem o maior número de inscritos no mestrado em Administração Pública

A homologação final das inscrições do curso do mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) foi divulgada no último dia 15 de março. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) alcançou o maior número de inscritos entre as instituições que fazem parte da rede. “É um fato importante porque revela a credibilidade do curso, que atrai principalmente servidores públicos de diversas áreas”, ressaltou a professora Luciana Santa Rita, vice-coordenadora do Profiap na Ufal.

O mestrado é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e tem como objetivo qualificar os profissionais do setor público. “Esses profissionais desenvolvem conhecimentos sobre o papel do Estado, a importância do exercício da cidadania e as questões éticas, sociais e ambientais que fundamentam as políticas públicas”, explicou a professora.

O processo seletivo é feito com a nota do teste da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração (Anpad), que é realizado três vezes por ano. “Os candidatos podem escolher quando estão mais preparados para fazer o teste, que exige conhecimentos específicos. Esta é a quinta vez que a Ufal oferece o curso. A primeira vez foi em 2014, depois 2016, 2017, 2019 e, agora, em 2021”, relatou Santa Rita.

No Brasil, foram oferecidas, neste edital, 361 vagas distribuídas em três categorias: para servidores das Instituições Federais de Ensino (Ifes), para a demanda social e, em alguns estados, por convênio com outras instituições. “Na Ufal, foram ofertadas 22 vagas, sendo metade para os servidores das Ifes. Na demanda social, a maior parte dos candidatos também são servidores públicos de outros setores, que vão da educação à Polícia Federal”, explicou a vice-coordenadora.

O Profiap na Ufal conta com 20 professores que já orientaram a produção de 47 dissertações. Como exemplos, temos os seguintes temas: A influência das redes sociais na avaliação da sustentabilidade das competências essenciais em uma organização pública, de Dayseanne Costa Teixeira; Compras públicas sustentáveis: um estudo dos critérios de sustentabilidade utilizados nas contratações da empresa brasileira de infraestrutura aeroportuária - Infraero, de Andrea Cecilia Soares Rosset; entre vários outros trabalhos relevantes que impactam na melhoria da qualidade dos serviços públicos.

O curso é presencial, mas por conta da pandemia da covid-19, será oferecido de forma remota. As matrículas estão previstas para o período de 6 a 13 de abril. Para mais informações, consulte o site do mestrado.

Lenilda Luna - jornalista

Ascom Ufal



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News