24/04/2024 13:12:17

Alagoas
19/03/2021 15:00:00

Agreste e Sertão ainda não tiveram, este ano, sequer uma trovoada; a Operação cumpre um papel social importante


Agreste e Sertão ainda não tiveram, este ano, sequer uma trovoada; a Operação cumpre um papel social importante

Laís Pita com Assessoria AMA

 Após ampla mobilização da Associação dos Municípios Alagoanos - AMA -  a coordenadora da bancada federal, deputada Tereza Nelma anunciou, em reunião virtual, com a presença dos deputados e senadores alagoanos, a aprovação do PLN 1 no Congresso. Com isso, os recursos para o retorno da Operação Pipa estão garantidos tão logo o presidente sancione e os ministérios do Desenvolvimento Regional e Defesa acelerem os trâmites burocráticos.

O presidente Hugo Wanderley, ao solicitar apoio da bancada, mostrou aos parlamentares o drama que milhares de famílias em situação de vulnerabilidade estão passando com a falta de água potável, principalmente em um momento tão sério de aumento da pandemia da Covid.

“A Operação Pipa, que é muito bem conduzida pelo Exército, em Alagoas, cumpre um papel social importante, já que os municípios não têm condições de, sozinhos, bancar esse trabalho, principalmente com a previsão de um ano difícil para o Sertão e Agreste, que até agora não tiveram sequer uma trovoada”, pontuou Wanderley.

O secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Alves, reconheceu o problema e garantiu, junto com o ministro do Desenvolvimento Rogério Marinho, acelerar os processos administrativos para que a operação seja reativada o mais rápido possível. Ele também esclareceu a impossibilidade de uso do orçamento de emergência porque a seca não é um desastre imprevisível e há uma vedação do TCU.

A coordenadora da bancada, deputada Tereza Nelma, também anunciou que vai solicitar uma reunião com o Ministério da Defesa, Comando de Operações Terrestres e Comando Militar do Nordeste para que todos assumam o compromisso coletivo de superar a burocracia administrativa e garantir o retorno imediato da Operação Pipa em Alagoas.

Diário de Arapiraca



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News