19/04/2024 10:14:33

05/09/2009 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

antonio aragão // Fonte: www.josivaldoramos.com.br

 

 O advogado palmarino e pretenso candidado a deputado estadual em 2010 Josivaldo Batista Ramos, que reside em Brasília, publicou na manhã deste sábado (05) em seu site o seguinte material que envolve uma decisão do Juiz José Lopes Netto, substituto da Vara de Justiça Criminal de União dos Palmares, o qual em seu conteúdo dispensa colocações desta editoria, pois é bastante explicativo, e que transcrevemos na integra para conhecimento do universo de pessoas que acessam este noticioso:

 

 

Escreve Josivaldo : “Abaixo transcrição da sentença que entra para história da justiça alagoana, antes, porém, gostaria de registrar que a paciente trata-se de, MARIA GORETA BATISTA DE SANTANA, com quem possuo laços consanguíneos, entretanto a motivação de impetrar este remédio jurídico não se deu apenas por estes laços, mas pela evidente ilegalidade da prisão, conforme confirma-se na sentença do Doutor JOSÉ LOPES NETO abaixo. Contudo o pedido de liberdade acatado pelo Magistrado não impede o andamento natural e justo do processo investigatório, para que ao final reste aos culpados o rigor da lei”.

 

“SENTENÇA

 

 Vistos, etc. 

 

Tendo em vista ter sido o presente Habeas Corpus remetido via e-mail, e não acessado pela Escrivania desta 3ª Vara em tempo hábil, determino a sua autuação imediata no SAJ. 

 

Impetra-se Habeas-Corpus em favor de MARIA GORETE BATISTA DE SANTANA, alegando que a paciente foi detida pela equipe da autoridade coatora, sábado, 29 de agosto de 2009, por volta das 11h00min em sua residência, em flagrante delito de crime de estelionato e formação de quadrilha com a intenção de obtenção de empréstimo em nome do Senhor MARIANO SEMBEM DA SILVA e, desde então a paciente se encontra privada de sua liberdade. Finaliza afirmando que a paciente, possui residência fixa, não possui antecedentes criminais além de está à disposição da justiça para quaisquer esclarecimentos sobre si ou sobre outrem. 

 

Relata a inicial que a paciente encontra-se presa sofrendo constrangimento ilegal em razão da não existência de motivos que justifiquem a sua prisão. 

Requer que seja concedido a paciente o competente Alvará de Soltura. 

Não foi anexado ao pedido qualquer informação quanto aos antecedentes ou residência da paciente.

É o relatório,

DECIDO;

Ao acessar meu e-mail constatei o envio do presente Habeas Corpus pelo Sr. JOSIVALDO BATISTA RAMOS, residente na cidade de Brasília-DF, amparado na Lei 9.800/1999. Comprometendo-se a enviar, conforme disciplina o art. 2º, em seu parágrafo único, da referida Lei, os documentos originais necessários.

 

 Determinei de imediato o cadastro do HC no sistema SAJ e solicitei, via telefone, as informações necessárias referentes a Paciente junto ao Delegado Regional Dr. Cícero Lima. Tendo o mesmo informado a este Magistrado que a mesma é primaria, não possuindo antecedentes criminais, tem residência na cidade de União dos Palmares e emprego definido. E mais, colaborou com as investigações policiais, não se constituindo em obstáculo para o bom andamento da citada investigação. 

 

Faço ver que, mesmo extrapolado o horário de funcionamento do Forum (18:08 horas) e, já estando este Magistrado em seu horário de descanso de fim-de-semana, necessita o presente caso de tratamento diferenciado, haja vista tratar-se de Habeas Corpus e, principalmente, não ter a Escrivania acusado o recebimento do e-mail em tempo hábil. E mais, devido as informações prestadas pelo ilustre Delegado local, verifica-se não ser justo nem humano deixar detido quem a lei não permite. O que é o caso presente.  

 

Dispõe a Constituição Federal que “dar-se-á Habeas-Corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder”. 

 

Em sede de Habeas-Corpus não se permite o exame aprofundado da prova, exceto em situações especiais onde fica demonstrado justa causa ou outras situações previstas na legislação penal. 

 

A decisão, denegatória ou concessiva, deverá ser proferida dentro de 24 horas e será obrigatoriamente fundamentada (art. 660, caput, do C.P.P.). Determinação essa reforçada pelo princípio constitucional inserido no art. 93, inciso XI. 

 

Assim sendo, pelos fundamentos acima expostos, e de acordo com os artigos 647 e 648, inciso IV, do Código de Processo Penal, CONCEDO  A ORDEM IMPETRADA em favor de MARIA GORETE BATISTA DE SANTANA.  

 

Determino que expeça-se o competente ALVARÁ DE SOLTURA em favor da paciente e envie-se cópia da decisão á autoridade policial. 

 

P.R.I.

 

  União dos Palmares, 04 de setembro de 2009

 

  JOSÉ LOPES NETTO

 Juiz  de  Direito”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News