25/04/2024 20:53:19

05/09/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com assessoria //

Desde o ano de 2007 o Serviço de Epidemiologia Hospitalar (SEH) da Unidade de Emergência do Agreste vem notificando os agravos de notificação compulsória , ou seja, acidentes de origem interna ou externa ao corpo que interferem na saúde do paciente. De acordo com a coordenadora do SEH, Ana Lúcia Lima, o acompanhamento das estatísticas desses dados chamou a atenção para o crescente aumento dos casos de pacientes que deram entrada na Unidade de Emergência do Agreste por tentativa de suicídio. Em 2007 foram notificadas 368 tentativas de homicídio, em 2008 aumentou para 429 casos e no primeiro semestre deste ano 214 pacientes já foram hospitalizados na U.E. do Agreste por tentativa de suicídio.

Os dados do SEH também revelam que as tentativas de suicídio entre os pacientes internados na U.E do Agreste são praticadas na grande maioria por mulheres, representando setenta e dois por cento dos casos (72 %) enquanto pacientes homens cometem vinte e oito por cento (28%) das tentativas de homicídio. A faixa etária desses pacientes é entre os mais jovens de 15 a 29 anos.

Medicamentos são o principal agente tóxico utilizado pelos pacientes que tentam suicídio seguidos de raticida , agrotóxico agrícola e produtos de uso domiciliar , como água sanitária. “ Felizmente a evolução dos casos mostrou que noventa e quatro por cento (94%) dos pacientes tiveram alta por cura enquanto os óbitos por esse motivos totalizaram 12 casos” afirmou a coordenadora Ana Lúcia.

A coordenadora disse ainda que esses dados sinalizam para a necessidade dos gestores públicos organizarem os serviços de saúde mental , no sentido de oferecer o atendimento adequado a população na tentativa de evitar e entender as tendências autodestrutivas da sociedade através das altas taxas de suicídio.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News