28/03/2024 08:21:42

Saúde
26/02/2021 13:00:00

Cirurgias eletivas podem ser canceladas devido a falta de doação de sangue diz Hemnoal diz HEMOAL


Cirurgias eletivas podem ser canceladas devido a falta de doação de sangue diz Hemnoal diz HEMOAL

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) encontra-se com menos da metade do estoque mínimo necessário de sangue. Nesta quinta-feira (25), apenas 127 bolsas estavam disponíveis, o que representa 42,3% do mínimo de 300 unidades. O órgão já trabalha com a possibilidade de fazer o cancelamento de cirurgias eletivas.

Dos oito tipos sanguíneos existentes, cinco estão deficitários nas unidades. Existem apenas sete bolsas do tipo B positivo, 32 do O positivo e quatro do A negativo. O B negativo é o que se encontra mais crítico: apenas uma bolsa disponível. O doador universal, O negativo, dispõe de apenas quatro bolsas.

O Núcleo de Captação de Doadores de Sangue afirma que, caso o estoque não estabilize até o fim de semana, cirurgias eletivas podem ser canceladas. A prioridade seriam os casos de emergência, como vítimas de acidentes de trânsito e de violência.

“Como o sangue não se compra em farmácias e não se fabrica artificialmente, somente a solidariedade dos alagoanos pode contribuir para estabilizar o estoque do Hemoal. E nunca é demais lembrar que, muitas vezes, alguém faz uma doação e acaba ajudando um amigo, parente ou até a ele próprio, porque ninguém está livre de adoecer ou sofrer um acidente”, salientou a assistente social do Hemoal, Natasha Souza.

Como doar

Caso esteja em Maceió, o voluntário pode comparecer à Unidade Trapiche, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. Ainda na capital alagoana, é possível se candidatar à doação sanguínea na Unidade Farol, que funciona no Hospital Veredas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

Caso esteja no interior do Estado, as doações podem ser realizadas na Unidade Arapiraca, localizada no Laboratório Municipal, na Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Os candidatos devem ter peso igual ou superior a 50 quilos, e terem no mínimo 16 anos de idade. Os voluntários devem estar alimentados, usando máscara e portando documento de identificação com foto. O Ministério da Saúde (MS) determina que os doadores não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, nos últimos dez anos, hepatite.

Gestantes não podem doar sangue e, para repetir a doação, são necessários três meses para as mulheres e dois para homens. Infectados com a Covid-19 ficam impedidos de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Os que tiveram contato com infectados devem aguardar 14 dias e não terem manifestado sintomas.

Caso o candidato a doação de sangue tenha sido vacinado contra o novo coronavírus com o imunizante CoronaVac, deve ser respeitado um intervalo de 48 horas após cada dose. Se a vacina recebida foi a AstraZeneca, a doação só pode ocorrer após o sétimo dia de recebida a dose.

Já é Notícia



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News