19/04/2024 07:40:45

04/09/2009 00:00:00

Educação


Educação

com redaçãocadaminuto // G1

Alagoas teve um péssimo resultado na avaliação Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2008, divulgada ontem pelo MEC, além de não contar com nenhum curso de qualquer instituição de ensino teve nada menos que sete nas relações de cinco piores do país em suas respectivas áreas.

.No total, 7.329 cursos em 30 áreas foram analisados, como pedagogia, química e física. Também fizeram parte da avaliação 10 cursos tecnológicos. Quase 400 mil alunos de 30 cursos participaram da prova, realizada pela última vez por amostragem -a partir deste ano, todos os estudantes dos cursos selecionados terão de fazer a prova.

Utilizando o Enade o MEC promete ser duríssimo e anunciou cinco punições e medidas contra cursos e instituições de ensino superior que tiveram baixo desempenho em avaliações do órgão. Entre elas, a suspensão de vestibulares e outros processos de ingresso, redução de vagas e arquivamento de processos de autorização. A decisão, que foi publicada hoje (4) no Diário Oficial, atinge cerca de 450 cursos.Em Alagoas o curso de Fisioterapia do Iesa está proíbido de fazer vestibular.

Se no ranking das instituições de Alagoas publicada ontem pelo Cadaminuto mostrava que aos poucos as faculdades e universidades começam a melhorar, alguns cursos oferecidos por estas entidades parecem ter que se reformular bastante para continuarem a existir.

É o caso de Filosofia na Ufal, Letras, Biologia, Arquitetura e Engenharia Elétrica no Cesmac, Teconologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas no IESA e Tecnologia de Construção em Edifícios no Cefet Palmeira dos Índios, todos entre os piores do Brasil.

O Enade é aplicado a cada três anos para o mesmo grupo de cursos. Na edição 2008, foram avaliados cursos de 30 áreas. Quase 400 mil estudantes do primeiro e do último ano fizeram a prova em novembro passado. Foi o último ano em que os alunos foram convocados por amostragem. A partir deste ano, a prova será obrigatória para todos os estudantes dos cursos selecionados.

Na edição 2008, os cursos avaliados foram: arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química.

Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia em construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News