29/03/2024 06:16:00

Política
22/02/2021 09:00:00

Renan Filho deve filiar mais 10 prefeitos de AL ao MDB


Renan Filho deve filiar mais 10 prefeitos de AL ao MDB

No dia 03 de fevereiro, o prefeito do município de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, deixou o PSB e foi para o MDB. Apenas cinco dias depois, no dia 08, a legenda do governador Renan Filho anunciou a filiação de outros dois gestores municipais: Jaime do Mercado, de Palestina, que era filiado ao Republicanos e Will Valença, de Tanque d’Arca, que era filiado ao PSD.

“Pessoal, hoje filiamos mais dois prefeitos ao MDB Alagoas. O Jayme do Mercado, de Palestina, e o prefeito Wil, de Tanque D’arca. Sejam bem-vindos! Vamos juntos fortalecer o desenvolvimento das cidades e do estado de Alagoas”, registrou Renan Filho em suas redes sociais.

Com as filiações, o MDB tem agora 41 prefeitos alagoanos filiados, sendo 38 deles eleitos em novembro do ano passado. “Tem mais uns dez que podem se filiar ao partido”, anuncia um dirigente de Renan que também é prefeito.

Segundo o jornalista Edivaldo Júnior, as filiações são “estimuladas” pela força do governo e sinalizam a preparação do grupo do governador Renan Filho para 2022. O objetivo, ainda segundo Edivaldo, "é tentar frear o provável crescimento do grupo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira". 

Contratempos

Edivaldo Júnior explica que a mudança de partido, no entanto, não é tão simples como parece.

"A movimentação do governador desagrada aliados e adversários, antecipando disputas faltando mais de 20 meses para a eleição. E alguns já estão começando a se queixar abertamente da 'pressã'' sobre suas bases. Durante a visita a Assembleia Legislativa, nessa semana, Renan Filho ouviu alguns deputados reclamarem da conversa direta com os prefeitos – sem intermediação deles. Na bancada federal, a reação pode ser mais dura", afirma o jornalista.

Quadro atual

Após as trocas partidárias em Alagoas, o MDB que tinha 38 prefeitos ficou com 41. O PP segue com 28 e o PTB com 12. O PSD tinha 4, ficou com 3. PSC e PL mantém três, cada um. Republicanos tinha 3 e ficou com 2. O PSB tinha 2 ficou com 1. DEM e PSDB continuam com 2, cada um. PT, Cidadania e Podemos mantém 1, cada.

Jornal de Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News