25/04/2024 07:46:56

Alagoas
19/02/2021 11:00:00

Sesau confirma variante do Amazonas em AL e pede que população não entre em pânico


Sesau confirma variante do Amazonas em AL e pede que população não entre em pânico

O secretário de estado da saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, falou no final da manhã desta quinta-feira (18), em entrevista coletiva à imprensa, sobre os dois novos casos descobertos com a nova variante do coronavírus em Alagoas. Um caso da nova variante Sars-Cov2 (P1 foi registrado na cidade de Viçosa e o outro, no município de Anadia.

A variante identificada nas duas pacientes é da cepa de Manaus, no norte do país. Ayres explicou que apesar da mutação do vírus, não há diferença nos sintomas. "A nova variante é mais letal que a variante da covid do ano passado? Não temos essa confirmação. O que nós temos é a confirmação com base nos dados e no que tem ocorrido no Amazonas é que ela tem uma transmissibilidade maior. O que isso quer dizer? Que precisamos continuar tomando cuidados, usando máscaras e evitando aglomerações porque a transmissão desse vírus se dá com uma maior intensidade, e isso vai consequentemente infectar mais pessoas", afirmou o secretário. 

O primeiro caso divulgado em Alagoas é de uma mulher de 36 anos, residente em Viçosa. Ela fez uma viagem para Manaus no dia 22 de janeiro, onde permaneceu por quatro dias. Neste período teve contato com familiares com quadro gripal.

"O outro caso [de Anadia], também de uma senhora do interior, e esse eu chamo a atenção, porque ela não tinha histórico com alguém que veio de Manaus e nem histórico de viagem a outras partes do Brasil. O que isso quer dizer? Quer dizer que já temos a confirmação de que a nova variante está circulando aqui no estado. Outro dado muito importante, precisamos ter serenidade neste momento, essa senhora do interior que não teve contato já está curada", enfatizou o secretário. 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News