26/04/2024 00:12:09

Saúde
15/02/2021 14:00:00

Efeitos psicológicos negativos do lockdown se agravam, indica estudo

Um ano atrás, a sensação era que a sociedade se aproximara mais, no enfrentamento da pandemia.


Efeitos psicológicos negativos do lockdown se agravam, indica estudo

O bem-estar e a saúde mental dos habitantes da Alemanha decai sensivelmente sob os efeitos do atual confinamento ditado pela pandemia de covid-19 – mais do que durante as medidas restritivas adotadas no segundo trimestre de 2020.

A conclusão é do projeto de longo prazo "Alles anders?" (Tudo diferente?), realizado por pesquisadores de psicologia da Universidade do Sarre, no sudoeste do país, que há um ano pesquisam online as consequências psíquicas e sociais da pandemia, com base em questionários respondidos regularmente por 1.500 mulheres e homens.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Dorota Reis, a avaliação da sociedade alemã "mudou drasticamente" no período em questão: enquanto no início os participantes consideravam que a sociedade estava mais coesa, atualmente o comportamento coletivo é considerado "antes egoísta e tendendo ao afastamento".

"A satisfação existencial recuou nitidamente, ansiedade, estresse e depressão cresceram", relata a especialista em metodologia. Na primavera de 2020, os ânimos melhoraram bem rapidamente em seguida às flexibilizações, mas "se vai ser assim desta vez, ainda não sabemos", admite Reis.

Mundo "de ponta-cabeça"

A análise aborda o que ocupa os indivíduos na crise do coronavírus, como eles enfrentam seu dia a dia e como se alteraram suas relações com os demais seres humanos. A participação (anonimizada) é aberta a todos os maiores de 18 anos que falem alemão.

"Os resultados deste estudo visam contribuir para entender melhor como se sente nesta situação fora do comum, e o que muda quando a vida privada é posta 'de ponta-cabeça' por um evento global", consta do site Alles-Anders.org. Como compensação, quem responda a pelo menos quatro questionários tem a possibilidade receber um feedback por escrito sobre as informações fornecidas.

No momento o estudo ainda tem duração indeterminada. Nos próximos meses, a equipe de seis especialistas da área de psicologia investigará também se a pandemia teve efeitos diversos sobre diferentes grupos populacionais, e qual são seus efeitos de longo prazo sobre o estado de espírito e a personalidade.

https://www.dw.com/pt-br/ 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News