26/04/2024 05:21:35

Trabalho
13/02/2021 20:00:00

Nubank planeja contratar 2 mil pessoas negras até 2025


Nubank planeja contratar 2 mil pessoas negras até 2025

O Nubank anunciou hoje (11) que planeja contratar 2 mil pessoas autodeclaradas pretas ou pardas até o fim de 2025. As contratações fazem parte do plano da empresa para garantir, em cinco anos, um ambiente de trabalho com, pelo menos, 30% de funcionários negros e 22% em cargos de gerência. Hoje, 23% dos cerca de 1.300 funcionários e 18% dos gerentes se autodeclaram pretos ou pardos.

Do total das contratações previstas, mais de 500 serão destinadas ao time de engenharia, pelo menos 150 para analistas de negócios e mais de 250 para posições de gerentes de produto, designers e cientistas de dados.

Nos próximos cinco anos, a empresa estima que o time de recrutamento e os gerentes das diferentes áreas analisarão, em média, 2 mil currículos de candidatos autodeclarados pretos e pardos por semana.

Segundo o banco digital informou, em comunicado, além dos números em relação à diversidade racial, o censo interno – feito de forma anônima – indicou que 56% dos gerentes são de grupos sub-representados na tecnologia e serviços financeiros, considerando raça, gênero, orientação sexual e pessoas com deficiência (PcD). Outros 41% dos funcionários são mulheres e 26% se declaram como LGBTQIA+.

“Ainda temos muito trabalho a fazer, mas ficamos felizes em concluir esse diagnóstico para conseguir planejar melhor as próximas etapas e ter um norte na formação de um time cada vez mais diverso e inclusivo”, afirma Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank. “O censo não é apenas para mensurar, mas também para dar transparência a todo o processo agora e para os próximos anos.”

A realização do censo é parte do plano de ação da fintech, lançado em novembro do ano passado, para combater o racismo estrutural no Brasil. Também fazem parte dele uma série de eventos internos e treinamentos nos próximos meses; a abertura de inscrições, nesta semana, para um programa de recrutamento de pessoas que se identificam como pretos e pardos, focado em interessados em fazer parte da equipe de engenharia de software da companhia; o lançamento de plataforma exclusiva para pessoas autodeclaradas pretas e pardas se candidatarem; e aumento do time de diversidade e inclusão, 100% dedicado à atração, seleção e desenvolvimento de grupos sub-representados; criação de um centro de engenharia de software, design e experiência do cliente, o NuLab, em Salvador; a inclusão de critérios de diversidade na avaliação e seleção de fornecedores durante o processo de compras; um fundo de capital semente para investir em startups brasileiras fundadas ou lideradas por pessoas negras; e cursos de formação educacional voltado para negros e negras socialmente excluídos.

O banco informou que, desde a criação da plataforma exclusiva para autodeclarados, há três meses, mais de 15 mil pessoas se inscreveram. Somando com as vagas abertas no período, foram 23 mil cadastros. Os processos seletivos estão em andamento e, até o momento, mais de 900 pessoas já foram chamadas para a fase de entrevistas.

Forbes



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News