26/04/2024 00:20:59

Acidente
10/02/2021 11:00:00

Acidente em barragem no Ceará vitima alagoanos: 'acordei na ambulância', relata sobrevivente


Acidente em barragem no Ceará vitima alagoanos: 'acordei na ambulância', relata sobrevivente

Um homem que sobreviveu ao acidente na Barragem de Atalho, em Brejo Santo, no Ceará, recebeu alta médica do Hospital Geral do Município às 22h dessa segunda-feira (8). Conforme a unidade de saúde, Valdir Fernando dos Santos, de 57 anos, teve uma luxação no ombro e escoriações na perna e na cabeça. 

Valdir é do município de Delmiro Gouveia, no sertão de Alagoas, e estava no Ceará executando a manutenção da barragem junto com outros três funcionários, que morreram e ainda não tiveram a identidade revelada. Dois deles também seriam os alagoanos Mizael Brasil e Heider, mas a prefeitura de Delmiro Gouveia ainda aguarda confirmação oficial.

No momento do acidente, 20 operários estavam no local.

Segundo o alagoano que sobreviveu, o reparo na barragem acontecia há dois meses e era um "serviço de emergência". Na hora do acidente, ele percebeu o jato d'água quando estava embaixo da tubulação. "Não vi nada na hora. Acordei no carro da ambulância", relatou ao Diário do Nordeste

Em áudio enviado à filha, e que o TNH1 teve acesso, Valdir diz que conseguiu escapar porque tem experiência de mergulho. "Já viu uma panela de pressão? Nunca vi daquele jeito", descreveu Valdir.

"Eu não me desesperei, me peguei com Deus e saí devargazinho e Deus me deu fôlego para subir", contou no áudio. 

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou que o acidente ocorreu por volta das 16h30 dessa segunda-feira, quando os operários faziam testes operacionais na tomada d'água do reservatório. As causas do acidente estão sendo investigadas.  

Contudo, o órgão esclareceu em nota que "a população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos". 

A Prefeitura de Brejo Santo manifestou o "mais profundo sentimento de pesar e se solidariza com familiares e amigos das vítimas do acidente na Barragem do Atalho".

Nesta terça-feira (9), o secretário nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, deve chegar a Brejo Santo para avaliar a situação em parceria com o Consórcio Operador e a equipe técnica do MDR.

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News