26/04/2024 03:35:19

31/08/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

Preocupada com a saúde dos campo-alegrenses, especialmente o público masculino, a Prefeitura de Campo Alegre, através da secretaria municipal de Saúde, vem dando continuidade a campanha de prevenção ao câncer de próstata, iniciada há cerca de três meses no município.
Segundo a secretária de Saúde, Rosi Porto, a campanha mobilizando diversos profissionais da área, que estão acompanhando pessoalmente cada caso, repassando informações sobre o câncer de próstata e incentivando a realização dos exames preventivos. Visando facilitar ainda mais a vida dos campo-alegrenses, a coleta do material para exame é feita na própria localidade por profissionais qualificados do município.

Desde o início da campanha a Prefeitura de Campo Alegre já realizou o atendimento em cerca de 600 homens. As atividades da campanha foram iniciadas nos povoados Chã da Imbira, Mineiro e Usina Porto Rico. De acordo com informações da secretaria de Saúde, em breve a campanha se estenderá também pela zona urbana.

A DOENÇA 

O Câncer de Próstata é uma doença que provoca o crescimento anormal e incontrolado das células da próstata, uma glândula que somente os homens possuem, estando localizada abaixo da bexiga e sendo responsável pela produção de parte do sêmen (líquido que contém os espermatozóides).

O câncer de próstata é curável quando detectado no início. Caso contrário, pode se espalhar para outras partes do corpo (metástases), tornando-se incurável.
Não se sabe ainda com exatidão a causa do câncer de próstata, mas pesquisas sugerem uma combinação de fatores hormonais e genéticos. Alguns hábitos alimentares e condições ambientais também são fatores de risco.

A maior parte dos cânceres de próstata cresce lentamente e sem apresentar sintomas. Com o decorrer do tempo podem surgir dificuldade para expelir a urina, jato urinário fraco ou aumento do número de micções. Estes sintomas são comuns nos casos de crescimento benigno, de modo que a presença deles não indica, necessariamente, a existência de câncer, mas exige, no mínimo, uma avaliação médica.

Os exames mais comuns para detectar o câncer na próstata são: PSA, realizado anualmente, a partir dos 45 anos, através de um exame de sangue, onde será medida a quantidade de antígeno prostático (ingrediente do sêmen); Ultrassom transretal, que detecta tumores pequenos ou localizados em áreas da próstata não alcançadas pelo toque retal; Toque Retal, que deve ser feito uma vez por ano pelo médico. É indolor e rápido, podendo indicar a presença de alguma área irregular ou anormalidade. Esse teste também detecta o câncer em homens que ainda apresentam níveis normais de PSA. E, finalizando, a biópsia, que é a retirada de uma amostra de tecido de várias partes da próstata para confirmar a doença e saber em que estádio ela se encontra.
 

por Jornal Alagoas em Tempo


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News