20/04/2024 10:29:27

Acidente
08/02/2021 01:00:00

Grupo protesta por convocação de 744 profissionais da reserva técnica do concurso de 2013

Categoria quer garantir o direito à convocação pelo Governo de Alagoas, via Secretaria de Estado da Educação


Grupo protesta por convocação de 744 profissionais da reserva técnica do concurso de 2013

Na manhã desta quarta-feira (3), integrantes da comissão da reserva técnica do concurso de Educação de 2013 reivindicam, em frente ao Palácio do Governo de Alagoas, a nomeação de 744 profissionais aprovados no concurso de 7 anos atrás.

O ato acontece semanas após uma comissão (em novembro do ano passado) debater o assunto no Ministério Público Estadual, com o promotor Sidrack Nascimento, e a mesma visitar a 17ª Vara Civil de Maceió e ser recebida por assessores do órgão.

O grupo lembra que o Ministério Público Estadual ingressou com ação civil pública pedindo a nomeação, depois de tomar conhecimento que, durante o prazo de validade do certame surgiram, 744 cargos vagos de professores na rede estadual de ensino.

Desta vez, o grupo se concentra na Praça Centenário para protestar em frente ao Palácio, motivados pela criação de um novo concurso público da Educação, que promete 3 mil vagas para professor.

Justiça

A categoria quer garantir o direito à convocação pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Educação, tendo em vista que a questão está devidamente judicializada.

No dia 16 de dezembro de 2015, o juiz da Vara da Infância de Alagoas, Ney Alcântara, havia determinado a nomeação. Embora a decisão tenha sido proferida em dezembro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) só foi notificada no dia 4 de fevereiro.

Ao argumentar contra a decisão, a Seduc informou que a PGE trabalha em três principais argumentos no recurso da decisão judicial:

  • A ação pedia que o secretário da Educação convoque os aprovados, quando só o governador pode fazê-lo;
  • Ao convocar a Reserva Técnica, o limite da LRF seria estourado;
  • A PGE sustentava que não há vagas para distribuir os novos professores e, para isso, seria necessário elaborar um Projeto de Lei a ser aprovado na Assembleia Legislativa de Alagoas para que as vagas sejam criadas.

éassim



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News