19/04/2024 23:24:18

Mundo
08/02/2021 14:00:00

Dinamarca vai construir a primeira ilha de energia renovável do mundo


Dinamarca vai construir a primeira ilha de energia renovável do mundo
Nesta quinta-feira (4) a Dinamarca aprovou um projeto para construir a primeira ilha artificial de energia do mundo no mar do Norte. A ilha irá produzir e armazenar energia renovável suficiente para conseguir atender 3 milhões de residências europeus.
 
De acordo com a agência Reuters, o plano prevê na primeira fase que a ilha possua o tamanho equivalente a 18 campos de futebol e estará conectada a centenas de turbinas eólicas offshore, que além de fornecer energia as casas também vai poder abastecer  hidrogênio para uso em navegação, aviação, indústria e transporte pesado. "Este é realmente um grande momento para a Dinamarca e para a transição verde global. A ilha dará uma grande contribuição para a concretização do enorme potencial da energia eólica offshore europeia", declarou o ministro de Energia dinamarquês, Dan Jorgensen, durante uma coletiva a imprensa. 
 
Destacando que o país escandinavo traz um projeto exatamente na atual conjuntura em que a União Europeia afirmou recentemente que pretende transformar seu sistema elétrico para que dependa, sobretudo, de energias verdes e renováveis dentro de uma década e assim desenvolver sua capacidade de energia eólica offshore em 25 vezes até 2050.
 
A criação da ilha de energia está orçada em aproximadamente 210 bilhões de coroas dinamarquesas (R$ 181 bilhões), sendo um componente fundamental  no objetivo da Dinamarca, legalmente obrigatória na meta de reduzir as emissões de gases do efeito estufa  em 70% até 2030 em relação aos níveis de 1990, uma das mais ambiciosas do globo.
 
Diário de Pernambuco


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News