19/04/2024 06:54:44

Geral
06/02/2021 21:00:00

CBTU cobra da Braskem solução para ferrovia interrompida que afeta transporte de 11 mil pessoas

Novo traçado foi interrompida pelo desastre na região do Pinheiro, com o afundamento do solo que atingiu vário


CBTU cobra da Braskem solução para ferrovia interrompida que afeta transporte de 11 mil pessoas

Uma equipe formada por técnicos da CBTU, liderada pelo diretor presidente, José Marques, e do superintendente de Maceió, Carlos Jorge, se reuniu com representantes da Braskem, nesta sexta-feira (5), para cobrar soluções definitivas para o novo traçado para a malha ferroviária, interrompida pelo desastre na região do Pinheiro, com o afundamento do solo que atingiu vários bairros, inclusive Bebedouro, Mutange e Bom Parto, causado pela exploração de minérios.

O diretor presidente da CBTU considera que é necessário e urgente mudar a postura de sanar os problemas pontuais de operação e buscar soluções mais definitivas para o transporte ferroviário em Maceió, o qual recebeu investimentos de recursos públicos federais nos últimos anos. Essa solução deve ser promovida pela Braskem, empresa que causou o problema naquela região.

Segundo Carlos Jorge, superintendente da CBTU Maceió, o dano causado ao transporte ferroviário é extensivo a todo o trânsito de Maceió. “O VLT é fundamental para a mobilidade urbana de Maceió e deve ser tratado como prioridade nas soluções para a cidade”, disse.

O diretor presidente da CBTU cobrou um posicionamento da Braskem diante dos prejuízos causados aos milhares de usuários do transporte ferroviário da capital alagoana, que desde a interrupção do trecho da ferrovia em Bebedouro e Bom Parto, em abril de 2020, passaram a ter como opção o baldeação feito por ônibus, aumentando o trajeto em mais de 50 minutos.

“Nosso ambiente de negócios é o transporte de pessoas para viabilizar a mobilidade urbana na Grande Maceió. Com o afundamento dos bairros, nosso negócio é o serviço prestado estão totalmente comprometidos”, disse José Marques, solicitando da mineradora uma solução para o transporte sobre trilhos que liga o município de Rio Largo e região ao centro de Maceió, transportando trabalhadores e moradores de forma segura e barata. Antes do afundamento, 11 mil pessoas eram transportadas todos os dias.

Em nota, a Braskem informou que tem apoiado as medidas definidas p'elas autoridades públicas para garantir que os usuários dos trens possam fazer seu trajeto da melhor forma possível. Já há acordos de cooperação para realização do transbordo, abastecimento e construção do pátio de manutenção. Além disso, a Braskem vem implementando todas as atividades de monitoramento recomendadas pelas autoridades, como instalação de rede de microssísmica e monitoramento da integridade da estrutura da via. A Braskem está em permanente diálogo com a CBTU e demais autoridades visando a mobilidade e segurança das pessoas".

O encontro ocorreu na superintendência de Maceió, com a participação do Presidente da CBTU, José Marques, e do responsável pela Realocação de Grandes Equipamentos da Braskem, Rafael Garcia e com representantes da engenharia, relações institucionais e jurídico da empresa mineradora, bem como o corpo técnico da CBTU.

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News