26/04/2024 01:05:33

Saúde
06/02/2021 16:00:00

Quais os malefícios do refluxo para a saúde bucal?

Refluxo é uma doença digestiva em que o suco gástrico do estômago faz o caminho inverso pelo esôfago e volta para a boca


Quais os malefícios do refluxo para a saúde bucal?

Refluxo é uma doença digestiva em que o suco gástrico do estômago faz o caminho inverso pelo esôfago e volta para a boca. Esse líquido, normalmente muito ácido, tem o poder de irritar e inflamar os tecidos que revestem o esôfago e a mucosa bucal, diminuir a saliva e causar até perda dental.

Estima-se que mais de 20 milhões de pessoas sofram de refluxo gastroesofágico. A sensação é a de que a comida ‘não caiu bem’ – queimação no tórax, volta de parte do alimento que foi ingerido, boca ácida e por aí vai. Isso não quer dizer que esses sintomas são sinônimo da doença em 100% dos casos.

Cuidado com os dentes
Alguns pacientes podem apresentar erosões dentárias e feridas na mucosa oral causadas pela regurgitação ou simplesmente pelo vapor ácido que atinge a cavidade oral quando o refluxo acontece. Os dentes passam por um processo de descalcificação e ficam fragilizados

Boca seca e aftas
A presença prolongada de ácidos na cavidade bucal pode inclusive levar à inflamação das glândulas salivares reduzindo sua quantidade e o fluxo salivar. Além disso, a mucosa bucal pode desenvolver feridas, como se fossem aftas.

Perda dental
Dependendo do grau de desgaste provocado pela erosão dental, o tratamento pode ser bem invasivo e severo Às vezes é necessário colocar pinos, núcleos metálicos fundidos ou fazer restaurações.

Mude hábitos
- Evite tipos de comidas que estimulam a produção ácida pelo estômago, como pimenta, café e bebidas cítricas
- Coma devagar e mastigue bem
- Fracione a dieta a cada três horas
- Evite beber durante as refeições
- Evite álcool, ele relaxa a esfíncter e deixa o estômago ácido
- Nos pacientes com sintomas noturnos sugere-se não comer até três horas antes de deitar-se e elevar a cabeceira da cama.

Tratamento
Mudanças de hábito alimentar e medicamentos para diminuição da acidez gástrica são os tratamentos mais indicados para a maioria das pessoas. Por isso, caso esteja sofrendo com 

os sintomas, procure um profissional.

Terra



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News