23/04/2024 16:07:48

Economia
05/02/2021 14:00:00

Bolsonaro critica variação de ICMS do combustível e defende previsibilidade


Bolsonaro critica variação de ICMS do combustível e defende previsibilidade

Em evento no Paraná nesta quinta-feira (4/2), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou a variação do ICMS que recai sobre o preço dos combustíveis e afirmou que o consumidor precisa de previsibilidade. O mandatário adiantou que vai convocar uma coletiva de imprensa na sexta-feira (5/2), às 11h, para tratar da questão.

“Eu, amanhã, não vou falar o que é, mas devemos convidar imprensa, a partir das 11h, para um assunto de extrema importância para todos nós, que nós devemos resolver. Tem a ver com caminhoneiros, os taxistas, Uber, vocês que têm carro particular. Pretendo, numa coletiva à imprensa, tratar de combustíveis no Brasil.”

Em mais um movimento contra os governadores, Bolsonaro tem pregado que não basta uma redução dos impostos a nível federal, sendo necessária também uma redução no ICMS, imposto de responsabilidade estadual e que constitui uma das principais fontes de arrecadação dos estados.

“Por exemplo, vocês sabem que nós zeramos um imposto chamado CID. Temos um outro imposto que tem a ver com o PIS/Cofins. O nosso é previsível: R$ 0,33. Já o ICMS, cada estado tem um valor e ele varia de hoje para amanhã. E nós devemos viver na base da previsibilidade. Se não, fica difícil de se programar. Assim é numa família. E essa questão do combustível tem que ser tratada dessa maneira e não escondido num canto.”

Greve dos caminhoneiros

Depois de ter apelado para que os caminhoneiros não aderissem à paralisação da última segunda-feira (1º/2), Bolsonaro agradeceu pela baixa adesão e voltou a elogiar a categoria.

“Nós reconhecemos o trabalho dos caminhoneiros e agradeço aqui a não adesão à greve, porque, se houvesse, todos nós perderíamos, sem exceção. O Brasil não poder parar”, afirmou o chefe do Executivo.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News