29/03/2024 05:02:44

Educação
04/02/2021 13:00:00

AL é um dos 5 estados com mais alunos matriculados no ensino integral


AL é um dos 5 estados com mais alunos matriculados no ensino integral

Alagoas está entre os cinco estados com a maior proporção de alunos da rede pública matriculados no ensino integral. Os dados são da primeira etapa do Censo Escolar 2020 e foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última sexta-feira (29) e podem ser conferidos no site www.gov.br/inep.

Pesquisa

O levantamento condensa os principais informes relativos às matrículas na Educação Básica no Brasil no ano de 2020 - na rede pública, o estado conta com o percentual de 25,3% dos estudantes do ensino médio inseridos no ensino integral, enquanto, no ensino fundamental, são 13,1% matriculados nesta modalidade.

Esse resultado coloca Alagoas entre os cinco estados do Brasil com o maior percentual de estudantes da rede pública matriculados no ensino integral: no que concerne ao ensino médio, é o quarto, ficando atrás apenas de Pernambuco (54,6%), Paraíba (45,9%) e Ceará (30,8%), enquanto, no ensino fundamental, é o quinto, sendo precedido pelo Ceará (28,5%), Piauí (16,3%), Tocantins (15,9%) e Maranhão (13,3%).

Vale ressaltar ainda que os números de Alagoas são superiores aos registrados por estados como São Paulo e Rio de Janeiro: dentre os estudantes paulistas da rede pública, 9% estão matriculados no ensino médio integral e 12,6% no fundamental, enquanto, na rede pública fluminense, são 15% no ensino médio integral e 12,9% no fundamental.

Crescimento

O supervisor do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Daniel Macedo, destaca que os dados positivos apontados no Censo Escolar são consequência de um conjunto articulado de ações desenvolvidas ao longo dos últimos anos pelo órgão.

“Em todo o Brasil, a rede pública teve um crescimento notável de matrículas no ensino integral no período de 2016 a 2020. No ensino médio, por exemplo, tínhamos 6,7% dos estudantes do ensino médio na educação em tempo integral e, em 2020, avançamos para um percentual de 13,8%. Esse crescimento é da ordem de 102,98% em todo o país. Atualmente,  Alagoas é o 4º colocado do país na proporção de estudantes do ensino médio na educação integral. Nesse contexto, 25,3% dos estudantes do ensino médio estão matriculados nas escolas do Programa Alagoano de Ensino Integral – pALei”, observa.

Daniel lista a combinação de fatores que explicam esse resultado. “É válido destacar também que as taxas de insucesso escolar representadas pelo abandono, evasão e reprovação vêm sendo minimizadas consideravelmente ao longo dos anos. Em relação a esses indicadores, as escolas de tempo integral apresentam taxas muito satisfatórias quando comparadas às escolas em tempo parcial, que já trazem dados positivos”, analisa o supervisor, lembrando que esta expansão mostra que Alagoas segue rumo ao cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação, que estabelece a ampliação de matrículas do ensino integral na Educação Básica para uma percentual de 50% do total de matrículas.

Ensino integral em AL  

O ensino integral registrou grande expansão na rede estadual de ensino de Alagoas nos últimos seis anos, durante a gestão do governador Renan Filho, passando de zero a sessenta e duas escolas inseridas no pALei.

Mais do que uma jornada ampliada de estudos, a modalidade propõe uma aprendizagem mais ampla, desenvolvendo não só o aspecto cognitivo/intelectual, mas também o emocional, físico, social e cultural dos estudantes.

Matrículas de AL

Ainda de acordo com o Censo Escolar 2020, Alagoas possui 81% de suas matrículas do ensino médio na rede estadual, seguido por 12% na rede privada e 7% na federal.

Já no ensino fundamental, nos anos iniciais (1º ao 5º), 76,6% das matrículas estão centradas nos municípios,19,6% na rede privada e 3,7% na rede estadual. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), são 65,9% nos municípios,18,9% na rede estadual e 15,1% na rede privada.

Por fim, na Educação Infantil, são 80,1% das matrículas nas redes municipais e 19,6% na rede privada.

Jornal de Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News