28/03/2024 12:04:47

Geral
04/02/2021 05:00:00

Prefeitura de Maceió adia Carnaval para setembro, mas mantém ponto facultativo


Prefeitura de Maceió adia Carnaval para setembro, mas mantém ponto facultativo

As tradicionais prévias carnavalescas e as comemorações referentes ao Carnaval 2021 em Maceió foram adiadas, a princípio, para o mês de setembro deste ano, conforme adiantado ontem (2) pelo CadaMinuto. O ponto facultativo para os servidores públicos municipais, no entanto, será mantido. Os anúncios foram feitos nesta quarta-feira (3), durante entrevista coletiva à imprensa, na sede Prefeitura de Maceió.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, disse que na sexta-feira (5) será publicado o decreto com as normas para o carnaval em Maceió, mas adiantou que, este ano, não serão permitidas comemorações de rua. "Blocos, prévias, trios e aglomerações não serão permitidos nos quatro dias de carnaval”, informou.

Moura explicou que a decisão foi pautada nas opiniões científicas que apontam para o crescimento, em março, da curva de contaminação em todo o Brasil.

Segundo ele, a ideia de comemorar os festejos carnavalescos em setembro é garantir que a cultura do carnaval não morra: “Conversamos com o diretor do Pinto da madrugada e a ideia é que o bloco desfile no dia 4 de setembro”.

"Estamos felizes e esperançosos com o início da vacinação, que nos dá a esperança de que vamos vencer o vírus, mas precisamos manter a responsabilidade e a disciplina e não fazer com que a euforia seja maior do que o dever com a vida das pessoas", prosseguiu.

O gestor afirmou ainda que “a prefeitura está fazendo um esforço imenso para que a vacinação seja um sucesso. Maceió é um destaque nacional, a primeira no nordeste e vamos avançar ainda mais com as medidas. O carnaval da capital está adiado para que todos juntos possamos vencer essa pandemia e dar um grito pela vida”.

Sobre a manutenção do ponto facultativo, a decisão foi tomada após diálogo com o trade turístico e visa manter a economia aquecida durante o feriadão.

Fiscalização e estudo

Para garantir o cumprimento do decreto, a fiscalização será reforçada em toda capital, por meio de uma força tarefa composta por equipes da Semscs, SMTT e Polícia Militar. Além disso, serão divulgados números para que as pessoas ajudem a denunciar possíveis irregularidades, que serão punidas com suspensão da licença de funcionamento por seis meses ou até que toda a população esteja imunizada. 

Até a próxima sexta, epidemiologistas do município se reunirão com o secretário municipal da Saúde, Pedro Madeiro, para mostrar a curva da pandemia prevista para o mês de março. O estudo será fundamental para que o Município decida sobre o retorno das aulas presenciais na rede pública municipal de ensino.

Além de Claydson Moura, participaram da entrevista a presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Mirian Monte, o secretário Municipal de Turismo, Ricardo Santa Ritta, o secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, e o secretário Municipal de Comunicação, Lininho Novaes.

Cada Minuto



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News