25/04/2024 13:38:59

29/08/2009 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

antonio aragão //

 

 

A Polícia Civil de União dos Palmares prendeu no inicio da noite de hoje (29) quatro acusados de fraudarem documentos de aposentados e falecidos para retirar empréstimos nas agencias avançadas do BMG e Bonsucesso instalados na cidade, inclusive, segundo o chefe de expediente Cícero Ildefonso Nascimento, com a participação de um vigilante do INSS. Estão presos o ancião Antonio Francisco da Silva de 68 anos, aposentado, residente na Rua do Jatobá, Erica Fernanda da Silva de 18 anos, do lar, residente na mesma rua e encarregada de arrumar informações para o esquema, a autônoma Maria Gorete Batista de Santana, de 38 anos, residente na Travessa José Domarques no centro e o vigilante do INSS Jailson da Silva Junior, de 38 anos, residente na Rua Edgar Sarmento também no centro da cidade.

 

Denuncias existiam, mas sem as provas

 

O chefe de serviços disse à reportagem que há muito os quatro acusados eram alvo de denuncias, mas que foi cautela com relação ao caso, mesmo porque não existia uma denuncia formal ou prova material de alguma vitima, até que, ontem o aposentado Mariano Sembem da Silva, de 68 anos, residente na Rua São Francisco de Assis procurou a delegacia para prestar queixa dando conta da existência de um desconto em seus vencimentos como aposentado, cujo empréstimo ele não tinha conhecimento.

 

A queixa, a prisão do cérebro do bando e a apreensão das provas

 

“Após a denuncia do senhor Mariano, e como já haviam várias queixas que citavam os nomes dos quatro presos hoje, saímos em diligencia e conversamos inicialmente com a senhora Maria Gorete, no nosso entendimento, ‘expert’ em falsificar documentos de aposentados, que inclusive era a intermediaria na aquisição de empréstimos junto aos bancos. O esquema funcionava da seguinte maneira: ao saber do falecimento de algum aposentado, era solicitado ao vigilante do INSS um documento chamado “escre” expedido pela repartição, que detalha a documentação de qualquer segurado, inclusive com os números do CPF, RG e a conta INSS. De posse deste documento, a dona Erica era acionada para arrumar um substituto do falecido que quisesse fazer parte do esquema fraudulento, e quando não encontrava, acionava o ancião Antonio Francisco, encarregado de emprestar seus documentos e colocar a impressão digital em toda documentação. Pelos “serviços”, seu Antonio recebia entre R$ 100,00 e R$ 150,00 por cada vez.

 

Vigilante nega acusação

 

Em contato com a reportagem deste noticioso, Erica disse apenas: “Nada tenho a declarar”; o ancião muito nervoso apenas falou: “Não sei nada”; já Maria Gorete afirmou que “Reconheço que ultimamente usei a Erica para retirar um empréstimo em nome de uma mulher falecida. Sou culpada, mas não estou nisso sozinha” (referindo-se a Jailson).

 

A afirmação da acusada ensejou uma discussão entre ela e o vigilante que foi contida pelo chefe de expediente Ildefonso, mas Jailson com muita convicção disse: “Se eu dever, eu quero pagar. Minha função no INSS era somente distribuir fichas; nunca tive acesso ao sistema do INSS. Sou pobre, moro em casa alugada e tudo que tenho, inclusive um carro foi comprado no cartão de uma parenta, o que prova minha inocência”.

 

Segundo o Delegado Regional Dr. Cícero Lima que pessoalmente comandou a operação, “acreditamos que tenha mais gente envolvida, e estamos investigando. O primeiro passo foi dado com a prisão destes quatro, porém acredito que após ouvir os acusados individualmente, conseguiremos coletar mais dados para finalmente concluir o inquérito e envia-lo à Justiça”.

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News