19/04/2024 08:04:57

Educação
31/01/2021 09:00:00

MPT e sindicatos da educação discutem retorno híbrido das atividades escolares em Alagoas


MPT e sindicatos da educação discutem retorno híbrido das atividades escolares em Alagoas

O Ministério Público do Trabalho instaurou um procedimento de mediação, no início deste ano, para discutir o retorno híbrido das atividades escolares em Alagoas com professores, trabalhadores administrativos e estabelecimentos privados de ensino. No último dia 20, o procurador-chefe Rafael Gazzaneo conduziu a primeira audiência para solucionar o impasse sobre as medidas que estão sendo adotadas para um retorno seguro às atividades.

A mediação foi instaurada a pedido do Sindicato dos Professores (Sinpro/AL), que afirmou não ter recebido o protocolo sanitário para o início das aulas do ano letivo de 2021. De acordo com a entidade, a medida ideal seria estabelecer um regramento para disciplinar o retorno às atividades no sistema híbrido.

Além de reivindicações voltadas à segurança dos profissionais, a categoria informou ter receio de que os professores que integram o grupo de risco e que se recusem a retornar às aulas presenciais sejam demitidos. O sindicato também quer discutir o reajuste salarial dos anos de 2020 e 2021.

De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino, o protocolo sanitário solicitado pelos professores é o mesmo que já vinha sendo adotado para proteger os trabalhadores. Sobre os professores que integram o grupo de risco, o sindicato afirmou que não há intenção das escolas em promover a demissão desses profissionais. A entidade que representa as escolas particulares ainda explicou que o Conselho Estadual de Educação está tratando da regulamentação do ensino híbrido nos ensinos infantil, fundamental e médio.

As partes voltam a se reunir em audiência telepresencial do MPT, marcada para a próxima terça-feira (2), às 11h. O procurador Rafael Gazzaneo agendou uma nova reunião considerando, dentre outros aspectos, a disposição das partes em encontrar uma solução negociada e a possibilidade de assinatura de convenção coletiva disciplinando as questões em debate.

Até o novo encontro, Gazzaneo sugeriu que as partes estudem uma forma de legitimar a manifestação dos professores que integram o grupo de risco e que pretendem voltar a ministrar aulas presenciais, o que poderia ser alcançado, segundo o procurador, coma homologação dessa manifestação pelo sindicato requerente após ouvir os interessados.

Alagoas 24 Horas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News