18/04/2024 19:19:43

Especial
28/01/2021 22:00:00

Covid-19: Estudo identifica causas para asfixia impercetível

Trata-se de uma queda nos níveis de oxigênio no sangue sem que se manifestem sintomas de falta de ar, isto é, o paciente não dá conta dos sintomas de asfixia


Covid-19: Estudo identifica causas para asfixia impercetível

Um fenômeno, conhecido como hipóxia feliz, ou silenciosa, está intrigando a comunidade médica e levantando questões acerca da forma como o coronavírus ataca os pulmões. Trata-se de uma queda nos níveis de oxigênio no sangue sem que se manifestem sintomas de falta de ar, isto é, o paciente não percebe os sintomas de asfixia.

Num estudo publicado na Nature Communications, uma equipe de cientistas conseguiu identificar três possíveis causas para uma das mais misteriosas complicações daCovid-19, na qual uma parte do tecido pulmonar passa a não funcionar corretamente, deixando de colocar oxigênio na corrente sanguínea.

Para entender o fenômeno, engenheiros biomédicos da Universidade de Boston, em colaboração cominvestigadores da Universidade de Vermont, ambas nos Estados Unidos, desenvolveram um modelo computacional do sistema pulmonar para analisar dados reais de pacientes com a doença. Através desse modelo,testaram hipóteses e estabeleceram cenários possíveis.

Três hipóteses

Segundo a revista Galileu, os cientistas conseguiram ver que em pacientes infectados peloSARS-CoV-2, a circulação do sangue era maior do que o normal nas áreas dos pulmões danificadas, o que contribui para a queda nos níveis de oxigenação sanguínea no corpo todo.

A segunda hipóteseestá relacionada com a coagulação. Quando o revestimento dos vasos sanguíneos dos pacientes fica inflamado, formam-se pequenoscoágulosde sangue dentro dos pulmões.

A últimahipótese determina que a Covid-19 interfere na proporção do fluxo ar-sangue. O mal funcionamento nesse fluxo contribui para a hipóxia silenciosa em pacientes contaminados com o coronavírus.

Combinadas, essas três hipóteses contribuem para os casos severos de baixa oxigenação no sangue.

Notícias ao Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News