28/03/2024 12:41:34

Maceió
21/01/2021 13:00:00

Governador assina ordem de serviço para construção da UPA do Jaraguá nesta quinta (21)


Governador assina ordem de serviço para construção da UPA do Jaraguá nesta quinta (21)

Depois de construir e manter, exclusivamente com recursos do Tesouro Estadual, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Maceió, nos bairros Tabuleiro do Martins e Jacintinho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai contar com uma unidade no bairro Jaraguá, ao lado da Superintendência da Polícia Federal de Alagoas. Nesta quinta-feira (21), às 10h, o govenador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, estarão no local onde o novo equipamento será erguido, quando será assinada a ordem de serviço para início das obras.

Orçada em R$ 6,2 milhões, a UPA do Jaraguá também será custeada com recursos próprios do Estado. Do tipo III, terá capacidade para atender até 350 pacientes por dia, totalizando 10.500 por mês. O diferencial da unidade é o serviço de tomografia computadorizada, assegurando assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade.

A unidade de saúde será referência para moradores do I Distrito de Saúde, formado pelos bairros Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras, além do próprio Jaraguá. A obra, segundo a Assessoria de Engenharia e Arquitetura da Sesau, tem previsão de conclusão para 120 dias após o início dos trabalhos. 

Serviços ofertados – Além de contar com leitos de observação e de urgência, a UPA Jaraguá será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Para isso, a unidade vai contar com um serviço de classificação de risco, sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e um serviço de tomografia computadorizado, que será o seu diferencial.

Especializada em resolver parte das urgências e emergências, como pressão e febres altas, fraturas, cortes, derrame e infarto, a nova unidade de saúde irá funcionar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Com isso, irá contribuir, assim como as UPAs do Tabuleiro e do Jacintinho, para desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE), referência do atendimento de emergência a politraumatizados.

“As duas UPAs construídas e mantidas em Maceió pelo Estado já são exemplos de eficiência, resolutividade e atendimento humanizado, inclusive no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Agora, com a UPA de Jaraguá, iremos ampliar um modelo que se consolidou e tornou-se referência em assistência médica de qualidade para a população da capital alagoana”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Tnh1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News