26/04/2024 10:12:59

Maceió
16/01/2021 01:00:00

Maceió prepara mutirão de combate à covid-19 em feiras, orla e mercados públicos


Maceió prepara mutirão de combate à covid-19 em feiras, orla e mercados públicos

A capital alagoana dá passos largos no combate ao coronavírus. O prefeito JHC tem construído um trabalho destacado no enfrentamento ao vírus com a criação do Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento da Covid-19.  Na tarde desta terça-feira (12), o GGI reuniu um time de secretários municipais e representantes de associações de ambulantes e comerciantes da orla, Shopping Popular e mercados para encaminhar um conjunto de ações que vão aumentar a segurança sanitária em seus locais de trabalho.

Haverá mutirões de higienização dos equipamentos públicos, capacitação dos ambulantes, entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e intensa fiscalização para que sejam cumpridos todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19. Os lugares contemplados pela ação serão: orla marítima, Shopping Popular, Mercado da Produção e todas as feiras livres da capital. As atividades começarão no dia 24 e 25 de janeiro e se estenderão para 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Durante as capacitações, os aparelhos estarão fechados.

De acordo com o coordenador do GGI Covid-19, Claydson Moura, essa será a maior intervenção que o mercado público já recebeu. A mobilização inclui a contratação 100 profissionais para contribuir na fiscalização e estima-se que mais de três mil pessoas serão capacitadas, em horários distintos para evitar aglomerações.

Treinamento e fiscalização

A ação integrada envolverá as secretarias municipal de Assistência Social, de Segurança Comunitária e Convívio Social, do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável, a Vigilância Sanitária e o Exército Brasileiro.

“Primeiro a gente vai fazer entregas, mostrar resultado, melhorar o ambiente de trabalho dos comerciantes para que eles tenham condições de cooperar com as medidas exigidas. É importante que todas essas pessoas que fazem a economia girar estejam cientes de que elas são parte importantes no combate à disseminação do coronavírus”, afirmou o coordenador.

Na medida em que os comerciantes forem treinados, receberão selos de certificação, garantindo a qualificação do ambulante, informando que o seu comércio está adequado e que cumpre com os protocolos de segurança sanitária.

Para Valter Virgílio, da Associação dos Prestadores de Serviço da Orla de Maceió, as ações serão importantes para a manutenção do comércio e sobrevivência da população. “A gente ficou maravilhado com uma equipe preocupada com a situação do avanço da doença. Eu parabenizo a equipe do JHC e vou levar essa proposta para o nosso pessoal. A gente vai sair daqui com um único propósito: pedir que todos eles cumpram com as recomendações para que não seja preciso fechar, mesmo que haja a redução de alguns equipamentos. A gente também pede o apoio da sociedade para que a gente possa sobreviver nesse período tão difícil, com essa doença avançando”, disse.

O intuito da gestão é manter o setor produtivo em plena atividade. A determinação do prefeito JHC é trabalhar em conjunto com as autoridades sanitárias e com o Governo do Estado para impedir a propagação do vírus. Para isso, serão feitos esses serviços de melhoria e campanhas de conscientizações. 

Os comerciantes reconhecem o empenho da gestão nesta batalha. “A gente está satisfeito porque está vendo todo o envolvimento da prefeitura municipal de Maceió para nos ajudar a enfrentar e combater essa doença que assola o mundo. Agora, a gente vai avançar muito mais porque entende que é hora de todo mundo se unir, e o poder público não poderia ficar afastado”, destacou Naldo Moura, presidente da Associação do Shopping Popular.

Al1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News