26/02/2021 22:44:55

Viver Bem
15/01/2021 08:00:00

Principais cuidados com o coração em suas atividades físicas

Especialistas recomendam check-up no coração e fazem indicações durante a pandemia


Principais cuidados com o coração em suas atividades físicas

Principalmente agora no verão e começo de ano, muitos querem iniciar ou retomar os exercícios físicos, porém durante a prática de atividades, a frequência cardíaca aumenta muito, pois o coração tem a responsabilidade de bombear sangue com mais rapidez. Por isso, é importante sempre procurar um cardiologista antes e fazer o monitoramento para saber se o coração não está trabalhando em sua capacidade máxima e não está sendo sobrecarregado. Exercícios exaustivos, especialmente aqueles realizados no calor, e apenas aos finais se semana podem levar a arritmias, infartos e até à morte.

“Monitorando você sabe exatamente o quanto seu corpo está se esforçando, tira o máximo proveito do treino e otimiza seu esforço. O aumento repentino causado pelos exercícios pode causar algumas complicações no corpo, principalmente em pessoas que possuem histórico de problemas cardíacos. Por isso, é essencial acompanhar os batimentos do coração durante qualquer atividade física”, avalia a cardiologista Rica Buchler, da Clínica Buchler. “A melhor forma de cuidar é visitando o seu cardiologista que realizará o eletrocardiograma e teste ergométrico para orientar o exercício com segurança. O especialista indica a faixa de variação da frequência cardíaca (pulsação) adequada para cada pessoa. Para monitoramento existem os smart watch e as cintas que podem ser coladas no tórax, já manualmente é possível avaliar o pulso por 15 segundos e multiplica-se o valor por 4”, completa a especialista.

A atividade física regular ajuda a diminuir riscos de saúde como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), porém devem ser respeitados os limites do próprio corpo e sempre fazer o acompanhamento com seu cardiologista para treinar de maneira segura.


Destaque para pacientes que tiveram a Covid-19

As Sociedades Brasileiras de Cardiologia (SBC) e de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) desenvolveram um material com base em estudos que apontaram a relação entre a infecção pelo vírus e problemas no coração. Destacam a ocorrência de lesão cardíaca em 20 a 30% dos pacientes hospitalizados e ligação com a morte de 40% dos infectados. Arritmias, miocardite e insuficiência cardíaca estão entre complicações que podem aparecer. Os especialistas já tinham conhecimento que o coração pode ser acometido em casos de viroses, já que os vírus podem inflamar o órgão. Um trabalho alemão verificou uma frequência ainda maior e mais grave em indivíduos pós-Covid, indicando alguma alteração no exame de ressonância magnética cardíaca.

“Devemos ficar atentos nos casos de pacientes que tiveram coronavírus, é essencial que façam um check-up cardiológico, mesmo em quem apresentou sintomas leves”, explica o cardiologista Gabriel Dodo Buchler, da Clínica Buchler. “Existe a possibilidade que o vírus cause alguma sequela no órgão, que pode levar a complicações e até à morte. O cardiologista irá monitorar possíveis sequelas e ter as precauções necessárias, pois atividades mais intensas podem causar arritmia, por exemplo”, analisa.

Vale reforçar que fazer atividades físicas e não ser obeso são pontos excelentes para saúde, além de melhorar a imunidade para responder em uma fase aguda. E, especialmente em casos que o paciente fica internado e têm grande perda muscular. Porém, os exercícios devem ser feitos após as avaliações médicas. Normalmente o cardiologista indica a realização de um eletrocardiograma e dosagem de enzimas cardíacas, mas o mais frequente é a ressonância magnética cardíaca.

“Também ressaltamos a importância de serem realizados exercícios individuais nesse momento, prezando que não podemos ter aglomerações. Além disso, o uso da máscara e álcool gel em todos os momentos para higienização”, alerta a dra. Rica. “Assim como que se hidratem frequentemente durante as atividades, ainda mais durante o verão, e que não seja feito jejum antes das atividades”, finaliza.

https://etcnoticias.com.br/ 



Enquete
Você é favorável a privatização do SAAE de União dos Palmares?
Total de votos: 316
Google News