26/04/2024 18:52:06

Política
13/01/2021 03:00:00

Bancada de 14 prefeitos do PTB anuncia desfiliação da AMA


Bancada de 14 prefeitos do PTB anuncia desfiliação da AMA

A bancada de prefeitos do PTB em Alagoas, composta por 14 gestores, anunciou nesta segunda-feira (11) sua desfiliação da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA). O anúncio, divulgado por meio de nota pública, foi feito logo após o resultado da eleição que escolheu a nova diretoria da entidade para os próximos quatro anos.

Os 14 prefeitos se abstiveram da votação, na qual foi eleita - com 81 votos - a chapa União e Força. Para o biênio 2021 e 2022 foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, o prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley; e o prefeito de Maragogi, Sérgio Lira. No biênio 2023 e 2024, o comando será da prefeita Rosiana Beltrão, como presidente, e da prefeita Jeane Moura como vice-presidente. 

Na nota, o grupo de prefeitos do PTB afirma que o destino da AMA tem sido conduzido “de forma pouco participativa e democrática, pelo mesmo grupo, há mais de 20 anos” e lamenta o fato de o partido - o terceiro com maior número de prefeitos eleitos no estado – ter sido “alijado” do processo eleitoral de hoje.

“Nestas eleições (biênios 2021/2022 e 2023/2024) os critérios utilizados, como informado, foram o de que a chapa e os órgãos e consórcios seriam compostos pelo MDB e o PP, partidos que foram, no pleito eleitoral passado, os mais votados, o primeiro com o maior número de prefeitos eleitos e o outro o segundo. O PTB, que foi o terceiro com o maior número de prefeitos eleitos, foi alijado do processo eleitoral, não participando da Diretoria de qualquer dos biênios, tampouco dos órgãos e consórcios à AMA vinculados”, destaca um trecho do documento.

Na nota, o grupo segue afirmando que uma entidade de classe, para ser forte, tem que ter a participação de todos e deve ter a finalidade de buscar o bem comum e, por não se sentirem legitimamente representados, os prefeitos do PTB decidem, em caráter irrevogável e irretratável, se desligar da AMA, “ao tempo em que apresentam a toda a sociedade alagoana o seu protesto e insatisfação, na certeza de que servirá de exemplo e reflexão, fortalecendo os seus municípios, na busca da verdadeira representatividade, que seja democrática, plural e geral, por todos e para todos”.

Confira a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA

Os Prefeitos, abaixo subscritos, todos integram do PTB – PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO, vêm, a público, em caráter irrevogável e irretratável, INFORMAR DE SUA DESFILIAÇÃO À AMA – ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE ALAGOAS, ao tempo em que discutem a forma pouco participativa e democrática com que os seus destinos são conduzidos, pelo mesmo grupo há mais de 20 (vinte) anos, aduzindo, para tanto, o que se segue:

Como é sabido por todos, há mais de 20 (vinte) anos que o mesmo grupo se alterna do poder na AMA, ocupando a sua Diretoria, com os consórcios e órgãos a ela vinculados.

Nestas eleições (biênios 2021/2022 e 2023/2024) os critérios utilizados, como informado, foram o de que a chapa e os órgãos e consórcios seriam compostos pelo MDB e o PP, partidos que foram, no pleito eleitoral passado, os mais votados, o primeiro com o maior número de prefeitos eleitos e o outro o segundo.

O PTB, que foi o terceiro com o maior número de Prefeitos eleitos, foi alijado do processo eleitoral, não participando da Diretoria de qualquer dos biênios, tampouco dos órgãos e consórcios àAMA vinculados.

Uma entidade de classe, para ser forte, tem que ter a participação de todos e deve ter a finalidade de buscar o bem comum, nunca, apenas, contemplar e prestigiar o interesse de alguns, que buscam o poder pelo poder e se perpetuam, ao longo dos anos, no seu comando.

Portanto, por não se sentirem legitimamente representados, a exemplo do que já ocorre com outros Prefeitos, resolvem, e em caráter irrevogável e irretratável, se desligar da AMA, ao tempo em que apresentam a toda a sociedade alagoana o seu protesto e insatisfação, na certeza de que servirá de exemplo e reflexão, fortalecendo os seus municípios, na busca da verdadeira representatividade, que seja democrática, plural e geral, por todos e para todos.

Maceió, Al., 11 de janeiro de 2020.

Cada Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News