25/04/2024 02:20:54

Especial
12/01/2021 17:00:00

Gestão da Ufal não vai comprar vacina e defende fortalecimento do SUS

Universidade e HU se colocam à disposição das autoridades de saúde para colaborar na vacinação


Gestão da Ufal não vai comprar vacina e defende fortalecimento do SUS

Por Simoneide Araújo - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está há 11 meses na batalha diária contra a covid-19 e pela preservação da vida. Durante este período da pandemia do novo coronavírus, sempre destacou a importância da ciência e a grandeza do Sistema Único de Saúde (SUS). Por tudo isso, a gestão da Reitoria da Ufal emitiu nota neste domingo (10), na qual defende que a vacinação seja universal e gratuita e que não vai comprar vacinas para sua comunidade acadêmica. 

Ao fazer essa declaração, o reitor justifica que o SUS deve ser fortalecido, bem como os Programas Nacionais de Saúde, incluindo os de vacinação: “Quero reforçar que a Ufal e o HU [Hospital Universitário Professor Alberto Antunes] estão ao inteiro dispor das autoridades de Saúde para juntos participarmos do planejamento e da execução da vacinação contra a covid-19, dentro de nossas competências”.

Durante este período da pandemia do novo coronavírus, a Reitoria sempre destacou a importância da ciência e contou com a disponibilidade da comunidade acadêmica -inclusive seus laboratórios e pesquisadores-, que não mediu esforços para colaborar com as autoridades de saúde na defesa da população alagoana, formando um mutirão com diversas ações de prevenção, combate e estudos sobre os impactos do novo coronavírus. 

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Ufal também entrou na luta contra a covid-19 e, num curto espaço de tempo e esforço de sua equipe, abriu a Unidade Covid com 14 novas vagas em UTI e mais 28 leitos de enfermaria, tudo disponibilizado para os infectados pelo SUS.

De acordo com o reitor Josealdo Tonholo, outro ponto importante e que deve ser destacado  foi o engajamento dos profissionais da instituição para o reconhecimento da pesquisa e de como a Ufal se faz necessária. Desde os testes de diagnósticos feitos na capital e Arapiraca, em parceria com o Lacen, até os milhares de produtos doados -EPI´s, produtos de limpeza, álcool em gel 70%, alimentos- e toda a contribuição feita para diminuir um pouco o sofrimento das pessoas nas comunidades mai carentes. “Tudo isso mostra que juntos somos mais fortes que o vírus”, declarou.

Leia abaixo a íntegra da nota:

Nota 

 A gestão da da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) assume uma posição firme em relação à vacinação contra a covid-19. No entendimento da Reitoria o Sistema Único de Saúde (SUS) tem de ser fortalecido, mais do que nunca, incluindo também os Programas Nacionais de Saúde, sobretudo os de vacinação.

O Brasil tem competência e um histórico de sucesso nos programas de vacinação em massa, por isso, o SUS não pode ser canibalizado por órgãos do próprio Governo Federal. 

Nossa defesa é que a vacinação seja universal e gratuita, com a priorização de grupos realizada por especialistas na área. A Ufal não considera a possibilidade de compra de vacinas para sua comunidade acadêmica, mas, por outro lado, coloca-se, juntamente com o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), ao inteiro dispor das autoridades da Saúde para juntos participarmos do planejamento e da execução da vacinação contra a covid-19, dentro de suas competências. 

Maceió, 10 de janeiro de 2021

Josealdo Tonholo, reitor da Ufal

Ascom UFAL



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News