29/03/2024 06:07:36

Educação
11/01/2021 12:00:00

Entidades do setor educacional pedem novo adiamento do Enem


Entidades do setor educacional pedem novo adiamento do Enem

Entidades ligadas ao setor educacional enviaram nesta 6ª feira (8.jan.2021) uma carta ao ministro Milton Ribeiro (Educação) pedindo um novo adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A justificativa é o aumento das mortes resultantes durante a pandemia do coronavírus. Eis a íntegra 

O movimento é liderado pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).

A prova está marcada para os próximos dias 17 e 24 de janeiro. De acordo com as entidades, as propostas do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) como medidas de segurança para evitar a infecção pela covid-19 não são suficientes para garantir a segurança da população.

A carta afirma que é quase “unânime” a avaliação de que haverá alta nos casos da doença nas próximas duas semanas, quando está marcada a prova.

Mais de 5 milhões de candidatos farão as provas. A maioria são adolescentes ou adultos jovens que, segundo as entidades, têm a maior probabilidade de terem participado de aglomerações recentes, resultantes das festas de fim de ano.

“As salas devem ter cerca de 50% de ocupação, o que deve significar uma média de 30 alunos por sala. Em cada sala, os alunos passarão cerca de 5 horas. É sabido que o risco de transmissão está correlacionado diretamente com o tempo de permanência no mesmo ambiente”, disse.

O documento citou ainda que não há registros sobre avaliações feitas nas escolas sobre as condições de dimensões de espaço e ventilação das salas.

“As entidades científicas expressam a necessidade urgente de, como já propuseram a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), adiar o Enem para outro momento no qual os índices de transmissão e a capacidade de resposta dos serviços de saúde estejam dentro de níveis aceitáveis”, disse.

MSN



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News