19/04/2024 18:43:25

Governo
30/12/2020 17:00:00

Renan Filho autoriza, nesta quarta, 30, construção do Hospital do Coração


Renan Filho autoriza, nesta quarta, 30, construção do Hospital do Coração

Alagoas terá, pela primeira vez na história, uma unidade de saúde exclusivamente voltada para a assistência a pacientes com problemas cardíacos. Nesta quarta-feira (30), às 10h, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, assinam a ordem de serviço para a construção do Hospital do Coração, em terreno ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), na Avenida Menino Marcelo. Com investimento de R$ 48,6 milhões do Governo de Alagoas, o prédio também abrigará o novo Hemocentro do Estado.

Com a construção do Hospital do Coração, o Governo vai estruturar o serviço cardiológico e de hemodinâmica, que hoje funciona no Hospital Geral do Estado (HGE). Além de ajudar a desafogar o HGE, o novo hospital oferecerá estrutura ambulatorial e de cirurgia cardiopediátrica para a Casa do Coraçãozinho.

De acordo com o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, o investimento do Estado vai modernizar a assistência cardiológica, hemoterápica e hematológica em Alagoas. “Após a inauguração deste novo complexo, Alagoas vai deixar de ser o único Estado brasileiro que não possui uma unidade cardiológica própria e vamos assegurar que pacientes com dor torácica, arritmias, insuficiência cardíaca e infarto agudo do miocárdio, além de bebês que necessitam de cirurgias cardiológicas, tenham uma unidade especializada à disposição”, explicou Ayres.

“Quanto ao hemocentro, vamos garantir um equipamento de saúde moderno e com maior capacidade para receber mais doadores e assistir mais pacientes com patologias do sangue”, destacou o secretário.

Estrutura – O prédio de quatro pavimentos vai ser construído em uma área de 60 mil m². A unidade, com moderno projeto arquitetônico, será interligada ao Hospital Metropolitano. No pavimento térreo, ficarão localizados os setores de radiologia e o ciclo do sangue, que compreende a recepção do doar, consultórios de triagem hemoterápica, sala de coleta, sala do Serviço Social e setor de dispensação do sangue e hemocomponentes.

Além da área de processamento de sangue e dos laboratórios de hematologia, o segundo pavimento terá ligação ao bloco administrativo do Hospital Metropolitano e vai sediar o Centro Cirúrgico e a Hemodinâmica, com ligação direta ao setor de Transplantes e à sala de Cirurgia Híbrida, que vai contar com equipamentos de alta complexidade para integração de imagens, como tomógrafo e ultrassonografia.

Já no terceiro andar, ficarão localizados os ambulatórios, o setor de registros gráficos, as enfermarias para internações e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). E no quarto e último pavimento, estarão situadas as áreas administrativas do novo Hemocentro e do Hospital do Coração, além de uma biblioteca setorial e o centro de estudos.

SERVIÇO

O quê: Assinatura da ordem de serviço do Hospital do Coração e novo Hemocentro
Quando: Quarta-feira (30/12)
Horário: 10h
Local: Avenida Menino Marcelo – terreno ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA)

Josenildo Torres

Correio dos Municipios



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News