16/04/2024 20:51:50

Municípios
30/12/2020 13:00:00

Retomada do turismo nos Municípios exige planejamento e medidas sanitárias


Retomada do turismo nos Municípios exige planejamento e medidas sanitárias

Após as fortes perdas econômicas com o impacto da pandemia da Covid-19 nas atividades turísticas, a área de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que a retomada do setor em 2021 seguirá vinculada a medidas sanitárias. O planejamento municipal e a contenção do contágio são pontos essenciais para que as gestões locais consigam estimular o turismo nos Municípios.

A adoção de protocolos de segurança específicos para a atividade turística permitiu uma recuperação inicialmente tímida, mas que ganha fôlego a cada mês. Com a redução de viagens aéreas e internacionais, como medidas de contenção do novo coronavírus, o turismo doméstico - especialmente o de proximidade, ou seja, aquele dentro de um raio de até 300 quilômetros do local de residência do turista - têm ganhado força.

Essa é uma oportunidade para os Municípios brasileiros apostarem na retomada da economia por meio das atividades turísticas. Para isso, a área técnica da CNM destaca que os cuidados com a prevenção à Covid-19 e o planejamento do turismo após o fim da pandemia são fundamentais para que as gestões municipais se adaptem às transformações ocorridas em todo o mundo.

Um dos pontos fundamentais é redobrar a preocupação com o contágio do vírus e reforçar medidas sanitárias para frear a contaminação e, consequentemente, as internações e os óbitos no Município. Apresentar um quadro de segurança sanitária é a maior vitrine para atrair novos turistas.

Prejuízos
O setor do turismo foi severamente atingido pela pandemia de Covid-19. Segundo a Fecomércio/SP, de março a setembro de 2020, o turismo deixou de faturar cerca de R$ 46 bilhões, uma queda de 44% em comparação com o faturamento do mesmo período em 2019. Viagens aéreas, hospedagem, alimentação e atividades culturais, esportivas e recreativas foram as que mais perderam receita.

Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que 50 mil empresas ligadas ao turismo fecharam as portas por conta da pandemia, o que representa a extinção de 16,7% dos empreendimentos turísticos existentes no país antes da covid. Apenas nos seis primeiros meses de pandemia, aproximadamente 480 mil postos de trabalho no setor fecharam, uma redução de 14% na quantidade de empregos formais gerados pelo turismo.

Ações

28122020 gramado carlos borges prefeitura de gramado

De março a julho, a CNM atuou na campanha Municípios Juntos pelo Turismo. De forma inovadora, o projeto reuniu - em 16 transmissões ao vivo - iniciativas exitosas no setor, totalizando 19 horas e mais de 12 mil visualizações. O objetivo da campanha foi engajar os Municípios para formar uma rede de cooperação e orientar gestores municipais, além de apresentar boas práticas e novas ideias para construir um novo pensamento turístico.

Com a participação de Municípios, Estados, entidades parceiras e do governo federal, foram abordados temas como captação de investimentos e segmentos do turismo. Da campanha surgiu o Grupo de Gestores de Turismo da CNM, no WhatsApp. Para participar do grupo os gestores devem entrar em contato com a área técnica em turismo@cnm.org.br.

Em novembro, o Ministério do Turismo lançou o Plano Nacional de Retomada do Turismo, com ações e investimentos voltados à retomada responsável das atividades do setor. A pasta federal também desenvolveu o Selo Turismo Responsável, para certificar as empresas e guias de turismo que estão se comportando de forma segura em relação à higienização e atendimento às orientações sanitárias. O Município pode incentivar que seus guias e empresários do turismo façam adesão a esta iniciativa.

Com O guia para o Turismo em tempos de pandemia, o Sebrae reuniu informações sobre as oportunidades e possibilidades para o setor neste período de reaquecimento. Há ainda o Movimento Supera Turismo Brasil. Hotéis, companhias aéreas, agentes de viagem, operadores, parques e atrações turísticas, prestadores de serviços e a cadeia do turismo se uniram e criaram o Movimento para orientar turistas e empresários a terem conduta responsável e com segurança para uma viagem segura. Além de conhecer boas práticas, os Municípios podem divulgar, na aba Prefeito Amigo do Turismo, suas próprias iniciativas.
 
 
Al1

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 26
Notícias Agora
Google News