26/04/2024 00:32:56

Coronavirus
26/12/2020 15:00:00

Covid-19: alta de infecções entre crianças chama atenção em Alagoas


Covid-19: alta de infecções entre crianças chama atenção em Alagoas

A nova alta de casos, nesta que é chamada segunda onda da Covid-19, tem chamado a atenção da comunidade médica e científica para a quantidade de infecções entre crianças, público, até então, tido como menos vulnerável aos efeitos do vírus.

Em território alagoano, desde o início da pandemia, foram registrados 2.727 casos da Covid e 13 óbitos causados pela doença entre crianças de até nove anos, segundo o relatório mais recente do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado na tarde dessa quarta-feira (23).

 Fonte: Sesau 
 

As vítimas fatais são sete meninos e seis meninas, segundo o Cievs.

Fonte: Sesau 

Nesta semana, o Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed) alertou que nesta segunda onda da doença em Alagoas já foram registrados 600 casos entre crianças de até nove anos. O número, no entanto, não foi confirmado pela Sesau, que disponibiliza somente dados gerais e ainda não considera que o estado esteja vivenciando uma segunda onda da Covid.

"Nós temos relatos de hospitais onde a demanda das Pediatrias aumentaram significativamente. São casos clínicos e buscas por exames, todos relacionados à Covid-19. Antes podíamos 'contar nas mãos' a quantidade de casos entre crianças. Hoje temos relatos 24h. As pessoas se descuidaram, esse aumento é um claro reflexo da forma que se estabeleceu as liberações e do período de eleições", contou o presidente do Sinmed, Marcos Holanda, ao TNH1.

"É importante frisar que por mais que essas crianças infectadas, na maioria das vezes, não apresentem complicações graves, elas ainda são transmissoras e levam o vúrus para seus pais e avós", acrescentou o médico. 

Estudo inglês 

Nessa terça-feira, pesquisadores identificaram no Reino Unido uma nova variação da Covid-19 onde crianças estão tão suscetíveis a serem infectadas quanto os adultos, diferentemente de cepas anteriores. Segundo os cientistas, esta variável do vírus é até 70% mais transmissível do que cepas anteriores detectadas na região.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News