19/04/2024 14:40:45

Acidente
25/12/2020 05:00:00

Infectologista explica como se prevenir da Covid nas festas de fim de ano

Médica Angélica Novaes recomenda que os festejos sejam celebrados apenas com pessoas que vivem na mesma casa


Infectologista explica como se prevenir da Covid nas festas de fim de ano

Nos últimos dias, o número de infectados pelo novo coronavírus tem aumentando assustadoramente em Alagoas. Com as festas de fim de ano chegando, especialistas temem um descontrole maior da doença, podendo resultar na falta de leitos para pacientes. 

Angélica Novaes, infectologista do Hospital Geral do Estado (HGE), recomenda celebrar as confraternizações de fim de ano apenas com pessoas que vivem na mesma casa. Ela lembra que o ambiente virtual pode ser usado para entrar em contato com os demais parentes e amigos. 

"É preciso considerar que sempre há o risco de haver a contaminação. Seja através do ar, pelo contato com objetos e pelas pessoas. É importante que os pertencentes ao grupo de risco ou que convivam com alguém com a saúde frágil evitem participar desses encontros. Também é interessante que os alimentos sejam preparados com muito rigor na higiene e que eles sejam consumidos em ambiente com distanciamento entre pessoas", orienta a infectologista.

Para os que insistirem em reunir alguns familiares, o ideal é  que o encontro aconteça ao ar livre ou em local bem ventilado, com janelas e portas abertas. Além de seguir os protocolos de segurança, distanciamento, uso de máscaras, e álcool em gel 70%.

"Quanto mais pessoas e mais núcleos familiares envolvidos, maior a chance de contaminação pela Covid-19. Mas, é possível diminuir os riscos quando se higieniza as mãos corretamente, utiliza a máscara de maneira adequada, não reúne muitas pessoas em um mesmo espaço, limpa com frequência os locais de grande contato e quando não se abraça e beija, ainda que usando a máscara", alerta Angélica. 

Pessoas que estão com suspeita de infecção, que foram diagnosticadas com Covid-19 há menos de 14 dias, ou que moram com pessoas que estão nas mesmas condições, não devem se reunir com outras pessoas.

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News