24/04/2024 14:12:33

20/08/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com agêncialagoas // mosael henrique

Alagoas continua sendo o Estado detentor do maior número de postos de identificação totalmente informatizados com o sistema Afis, considerado o mais moderno do mundo. Nesta sexta-feira (21), a Secretaria de Defesa Social e o Instituto de Identificação colocam em funcionamento o novo posto do município de Coruripe, que vai atender a população local e das cidades circunvizinhas. Participarão da solenidade de inauguração o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário Paulo Rubim, dentre outras personalidades.

O projeto de reestruturação dos postos foi iniciado no ano passado e já conseguiu atingir nove unidades de identificação, que antes emitiam a primeira e segunda vias da carteira de identidade de forma manual. Com os investimentos feitos pelo governo do Estado, foram adquiridos modernos equipamentos de informática com a utilização do sistema Afis.

Em Coruripe, o novo posto conta com uma estrutura informatizada e também está interligado à central de identificação, em Maceió. Com isso, a entrega do documento será feita em até cinco dias úteis para a primeira via da identificação, e 10 dias úteis para a segunda via. Antes, a entrega do documento chegava a demorar de oito a dez meses, dependendo do município onde era feita a solicitação.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação de Alagoas, Kelman Vieira, o posto de Coruripe irá funcionar com uma equipe de cinco funcionários, que irá atender uma demanda de até 80 pessoas diariamente. O projeto também contou com a parceria da prefeitura local, que cedeu e reformou o prédio e adquiriu computadores para o posto, que funcionará no centro da cidade.

Com os modernos equipamentos, a foto junto com a captura da impressão digital do cidadão é tirada pelo próprio computador, proporcionando uma maior segurança ao processo de identificação. “Tudo isso é feito sem nenhum custo adicional”, diz o diretor do órgão.

Kelman Vieira informou que o atual governo planeja investir na aquisição de novos equipamentos, visando abrir novos cinco postos de identificação em cidades que apresentem demandas na emissão de carteiras de identidade. “Pretendemos investir nesse projeto a partir do início do próximo ano”, afirmou.

Os municípios que já contam com postos de identificação totalmente informatizados são Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Arapiraca, União dos Palmares, Matriz do Camaragibe, Teotonio Vilela e São Miguel dos Campos.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News