16/04/2024 16:27:46

20/08/2009 00:00:00

Politíca


Politíca

com cadaminuto //

Ação penal cautelar, esta foram às palavras mágicas repassadas por membros dos tribunais superiores em Brasília aos desembargadores alagoanos como a única forma jurídica de afastar novamente os deputados envolvidos em irregularidades, ou pelo menos aqueles que são acusados de crime de mando.

De forma simplória os operadores do direito, ouvidos pelo CADAMINUTO disseram à reportagem que este tipo de instrumento se dá quando a autoridade jurídica entende que o agente, no caso o deputado, utilizaria sua função para “atrapalhar” o percurso do processo penal na qual ele é réu.

No caso de Cícero Ferro ele foi o primeiro a ter seu pedido formalizado por uma simples questão, não existem dúvidas dentro do Judiciário que ele foi o responsável pela morte do vereador Fernando Aldo e as provas conseguidas até agora levarão ele não só ao Tribunal de Júri como deverão condená-lo.

Outros três pedidos de afastamento já estão prontos para serem anunciados e os deputados Antonio Albuquerque, Marcos Barbosa e principalmente João Beltrão já foram avisados sobre isto.

A decisão de arrumar uma forma em afastar os deputados já estava decidida, mas as entrevistas concedidas pelo deputado Cícero Ferro “ridicularizando” o Judiciário foram à munição necessária para que os juízes alagoanos convencessem os integrantes do STF e STJ que alguma coisa precisaria ser feita.

As duas fontes ouvidas pelo CADAMINUTO não confirmaram que foi o presidente do STF Gilmar Mendes que teria proposto a Ação Penal Cautelar, mas confirmaram que a orientação partiu de Brasília.

Espera-se para hoje uma forte reação da Assembléia Legislativa, desde ontem a noite deputados e seus advogados discutem uma forma de neutralizar a decisão do Poder Judiciário e preparam um contra-ataque feroz inclusive com a divulgação de um dossiê sobre irregularidades supostamente cometidas no Poder Judiciário.

O silêncio que norteou as ações do deputado Cícero Ferro durante toda a noite de ontem foi imposto pelos colegas que também se irritaram com as entrevistas dadas pelo parlamentar.

“Se o Cícero Ferro tivesse se mantido calado nós não estávamos passando por isto” disse um deputado que está com medo de ser mais uma vez afastado para a reportagem do CADAMINUTO.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 24
Notícias Agora
Google News