29/03/2024 12:52:45

17/08/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com cadaminuto // wadson correia e antonio melo

Uma operação envolvendo as policias Civil, Militar e Federal em Alagoas, que teve início do último sábado se estendendo até a noite deste domingo (16), localizou e prendeu integrantes de várias quadrilhas que vinham agindo em cidades do interior de Alagoas, mas precisamente no alto Sertão do Estado.

A operação denominada Caatingueira III, foi traçada há vários meses, após investigações realizadas inicialmente pelo ex-comandante do Batalhão da Polícia Militar de Delmiro Gouveia, Osman Vilela de Araújo, que deixou o 9° Batalhão após receber diversas ameaças de morte. As ameaças teriam origem após as investigações do oficial que tinham o objetivo de identificar os integrantes de várias quadrilhas de traficantes de drogas, roubos e desmanche de veículos, assaltos a feirantes na região, além de roubos de cargas e assassinatos.

Os levantamentos foram passados a Polícia Federal e ao promotor de Justiça de Olho D'Água das Flores, Luiz Tenório Oliveira de Almeida, que também vinha investigando as ações das quadrilhas.

Com base nas informações foi montada uma mega-operação, que contou com a participação de policiais de várias delegacias da Polícia Civil e batalhões da PM.

Os trabalhos começaram na cidade de Senador Rui Palmeira e se estenderam por outras cidades alagoanas a exemplo de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Mata Grande, Inhapi e outros municípios. Com a ajuda das policiais de Pernambuco e Sergipe a operação prendeu diversas pessoas.

Um dos delegados que participou da operação revelou por telefone ao CADAMINUTO, que o sigilo da ação, bem como a distribuição das equipes nas cidades onde estavam os suspeitos, foi fundamental para o sucesso da operação. Pedindo para não ter o nome revelado, o delegado disse que alguns dos presos foram levados para a delegacia de senador Rui Palmeira, onde lá foram interrogados detalhando o “modus operandi” das quadrilhas.

“São várias quadrilhas, ou seja, são pessoas especializadas em diversos crimes, desde o tráfico de drogas, a roubos de cargas, pistolagem, aliciamento de carros e motos, além de desmanches. Foi um grande golpe contra esses criminosos que há vários anos praticavam os crimes e nunca conseguiam ser presos”, revelou o delegado da Polícia Civil.

A polícia não confirmou, mas policiais também estão sendo investigados por suspeita de terem ligação com as quadrilhas.

As ações das quadrilhas chegaram a ser filmadas por câmeras de circuito fechados instaladas no centro das cidades de Ouro Branco e Maravilha, uma iniciativa das prefeituras das duas cidades alagoanas que tinham altos números de crimes. Mas as câmeras não inibiam as quadrilhas.

Nessa segunda-feira, a direção a polícia vai divulgar um balanço de toda a operação.

A maioria dos presos estão na delegacia regional de Santana do Ipanema, que teve a segurança reforçada devido o temor de que eles sejam resgatados ou até mortos para evitar que delatem o restante dos grupos.


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News