19/04/2024 00:42:23

Municípios
24/11/2020 00:00:00

Melaço que vazou de usina percorreu 18 km até chegar a Jequiá da Praia

Mortandade de peixes já pode ser observada no Rio Jequiá; Ibama apura os impactos causados pelo vazamento


Melaço que vazou de usina percorreu 18 km até chegar a Jequiá da Praia

Ainda não se sabe o que provocou o vazamento de melaço em um tanque da Usina Porto Rico, situada no município de Campo Alegre, no interior de Alagoas, mas os danos provocados pelo despejo do material no Rio Jequiá já podem ser observados, como a mortandade de peixes. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente de Jequiá da Praia, Luana Spotorno, o melaço percorreu a distância de 18 km pelo rio até chegar ao município. 

"O Rio Jequiá começa em Campo Alegre e vem até encontrar a lagoa em Jequiá. O melaço pegou todo esse braço do rio. Ainda não sabemos se chegou à lagoa e nem a quantidade exata de material que foi despejado, mas houve relato da morte de muitos peixes e agora nós aguardamos a análise para comprovar, de fato, se a mortandade se deu em razão desse despejo, mas tudo indica que sim", afirma a secretária. 

Algumas pessoas falam em explosão do tanque da usina, que teria ocorrido ainda na manhã de segunda-feira (23), mas a informação ainda não foi confirmada pelas autoridades. Ibama e ICMBio foram acionados e estão fazendo os levantamentos devidos. A usina deve ser autuada e responder pelo crime ambiental. 

Melaço vazou de tanque de usina e foi parar no Rio Jequiá 

FOTO: CORTESIA

No rio em Jequiá da Praia, o melaço chegou nesta madrugada e muitos peixes foram pescados pela população. Como as apurações referentes ao ocorrido ainda são iniciais e não se sabe o real impacto que o derramamento do melaço pode causar para a saúde humana, a recomendação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é que as pessoas não comam, não vendam e não façam uso dos peixes retirados do rio. 

"A distância entre a usina e a Resex [Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá] é de 18km em linha reta. O melaço percorreu todo esse trajeto. Agora, vão ser feitas análises para que possamos avaliar os impactos e o que pode ser feito a partir de então", conta Luana, lembrando que muitas famílias da cidade dependem da pesca. 

 

 
Gazetaweb


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News