19/04/2024 05:06:42

Economia
24/11/2020 00:00:00

Mesmo com expectativa positiva para final de ano, empresários alagoanos temem início de 2021


Mesmo com expectativa positiva para final de ano, empresários alagoanos temem início de 2021

A expectativa do setor comercial e empresarial tem sido positiva para as vendas do final de ano, mas a preocupação de como o comércio irá se sustar a partir de janeiro de 2021 com o fim dos recursos de benefícios federais tem preocupado toda classe. 

Segundo o economista Cícero Péricles, boa parte da população alagoana depende da transferência de recursos do governo federal para quitar suas dividas e fazer novos consumos e com o fim do auxílio emergencial, já anunciado para dezembro, o cenário para o próximo ano final de incerteza. 

Péricles destaca que esses recursos federais foram responsáveis pela diminuição do endividamento do alagoano no mês de outubro. De acordo com a Fecomércio, pela primeira vez no ano, o endividamento dos consumidores de Maceió ficou abaixo da média nacional, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), para o mês outubro. 

O mês de outubro também marcou a terceira queda consecutiva de todos os indicadores de endividamento e inadimplência em Maceió. Na variação mensal, houve queda de 3,46% no número de endividados, saindo de 202 mil para 195 mil. O número de consumidores com contas em atraso, que até setembro alcançava quase 72 mil pessoas, teve redução de 7,99%, caindo para 66 mil. Em termos de inadimplência, houve queda absoluta de 8,54%, saindo de 42 mil consumidores nessa situação para 39 mil.

E com toda essa preocupação de ritmo lento da economia no início de 2021, o economista ainda alerta que os empresários estão atentos aos casos de Covid-19, principalmente com uma possível segunda onda da doença, que já provocando diversos danos na Europa. 

Cada Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News