25/04/2024 13:34:41

Economia
23/11/2020 09:00:00

Fim do auxílio emergencial traz onda de endividamento em Alagoas


Fim do auxílio emergencial traz onda de endividamento em Alagoas

Apesar do auxílio emergencial durante a pandemia, os maceioenses voltam a se endividar nos próximos meses. Esta afirmação é do doutor em Economia e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cícero Péricles. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, produzido pela Federação do Comércio do Estado de Alagoas, revelaram uma queda no número de endividados entre janeiro e setembro deste ano.

Usando como principal exemplo a cidade de Maceió, durante o mês de janeiro um total de 205.318 maceioenses possuíam algum tipo de dívida, sendo que 43.452 não teriam condições de pagá-las. Oito meses depois esse número caiu para 202.052, com 42.926 sem condições de pagar.

Mesmo que tímida, a diminuição no número de endividados na capital alagoana serve de alerta para uma onda de novos endividados a partir do mês de janeiro causada pelo fim total do pagamento do auxílio emergencial repassado pelo governo federal durante a pandemia do novo coronavírus. 

Atualmente, 1,22 milhão de alagoanos recebem o auxílio, e, considerandp apenas o valor pago para mulheres chefes de família, foram injetados aproximadamente R$ 6 mil em um intervalo de cinco parcelas na renda de uma única família.

O principal vilão dos maceioenses é o cartão de crédito, representando 96,6% das dívidas, seguido dos carnês (18,4%) e crédito pessoal (6,2%).

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News