25/04/2024 03:47:54

Mundo
17/11/2020 13:00:00

Região no centro da Itália anuncia lockdown nesta semana

De acordo com dados do Ministério da Saúde da Itália, a região de Abruzzo já registrou 19.823 casos de coronavírus, sendo 13.499 ativos


Região no centro da Itália anuncia lockdown nesta semana

O governo de Abruzzo, na parte central da Itália, anunciou nesta segunda-feira (16) que irá impor lockdown em toda região, na tentativa de conter a propagação do novo coronavírus (Sars-CoV-2), mas manterá as escolas abertas.

A medida foi revelada pelo governador Marco Marsilio, durante uma visita ao hospital San Raffaele, em Sulmona, e entrará em vigor a partir do dia 18 de novembro. Com isso, Abruzzo se torna a sétima região a ser bloqueada para conter a segunda onda da crise sanitária, junto com Calábria, Campânia, Lombardia, Piemonte, Toscana e Vale de Aosta.

"Tomamos a decisão de assinar um decreto que aplica à região de Abruzzo a disciplina contida no artigo 3º do Dpcm (decreto do presidente do Conselho dos Ministros), ou seja, a das chamadas zonas vermelhas", explicou.

O protocolo para as chamadas áreas vermelhas prevê regras semelhantes às do lockdown vigente entre março e maio, como fechamento de restaurantes e do comércio não essencial e proibição de sair de casa a não ser por motivos de saúde, trabalho ou urgência.

A diferença para a primeira quarentena, no entanto, é que, desta vez, as indústrias permanecem abertas, e restaurantes podem manter serviços de comida para retirada.

Já em relação às escolas, o governador informou que "houve uma discussão muito ampla" sobre o assunto, como deveria ser, e todos no conselho concordaram que não dá para aceitar o pedido do grupo Técnico Científico para impor o fechamento de todas as instituições da região.

"A disciplina legal vigente não permitiria às famílias enfrentar esse problema. Manter as atividades econômicas abertas e não ter licença parental ou gratificação de babá, o fardo que pesaria sobre as famílias seria insustentável", finalizou Marsilio.

Nos últimos dias, os governos nacional e regionais estão anunciando novas medidas restritivas contra o avanço da segunda onda de covid-19, principalmente depois de a Itália bater recordes nos números de casos e mortes diários.

De acordo com dados do Ministério da Saúde da Itália, a região de Abruzzo já registrou 19.823 casos de coronavírus, sendo 13.499 ativos. Nas últimas 24 horas, 642 pessoas receberam o diagnóstico da doença.

R7



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News