20/04/2024 12:39:32

12/08/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com AMA/Ascom

Os municípios com população abaixo de 50 mil habitantes vão ter R$ 1 bi para habitação popular. O anúncio foi feito pela secretária substituta de habitação do Ministério das Cidades, Junia Santa Rosa, que está em Maceió participando de um seminário promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos – AMA -.

Com um auditório lotado de técnicos municipais, a secretária fez um apelo para que ninguém perca a oportunidade de trabalhar o plano de habitação de interesse social e disse que essa é a hora de se consolidar a política habitacional do país. “Os recursos existem, mas para que para que possamos operá-lo ele precisa ser tratado como prioridade”, acrescentou.

Batizando o projeto de PSH do bem, Junia Santa Rosa foi enfática ao dizer da necessidade de capacitação dos técnicos para a elaboração de bons projetos e acompanhamento eficiente junto ao Ministério das Cidades que será o grande gestor do plano.  “A hora é de pensar num grande plano de habitação para o país, porque os recursos existem. Se não formos capazes de gastar esse dinheiro, a verba míngua. Perder a oportunidade de trabalhar num plano de longo prazo é regredir”, disse. A secretária também anunciou a possibilidade de parcerias com instituições como BNDES e BNB, além da Caixa Econômica Federal.

A idéia da AMA, disse o presidente Luciano Barbosa é oferecer todas as ferramentas possíveis para que nenhuma cidade alagoana fique sem recursos por falta de projetos. Este seminário é uma das etapas que a instituição está desenvolvendo para fortalecer a estrutura dos municípios. A prefeita Renilde Bulhões, que defende a profissionalização acredita que é necessário, por parte dos municípios, mais empenho para consolidar esse projeto habitacional que chegou numa hora importante, principalmente para as cidades pobres do Nordeste.

Além de prefeitos e técnicos municipais, parceiros como Senai, Federação das Indústrias,Governo, Ufal, Ademi e Sinduscon  estão participando do seminário .
Durante a manhã, o superintendente da Caixa em Alagoas, Gilberto Magalhães, apresentou as de programas para viabilização de habitação, para que os municípios consigam reduzir o déficit existente. O seminário termina amanhã com oficinas técnicas ministradas pelo consultor do Ministério das Cidades, Anderson Kazuo.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News