19/04/2024 03:10:37

Eleições 2024
11/11/2020 11:00:00

App que justifica ausência na votação tem adesão de 70 mil alagoanos


App que justifica ausência na votação tem adesão de 70 mil alagoanos

O receio de ser infectado pelo novo coronavírus pode provocar um aumento significativo de abstenção de eleitores nas eleições municipais deste ano. Um dos termômetros dessa tendência é o aumento diário de downloads do aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por eleitores de todo o país. O aplicativo permite a justificativa da ausência do eleitor à sessão de votação quando ele estiver fora do domicílio eleitoral. Em AL mais de 70 mil eleitores ( 70.650) baixaram o aplicativo, segundo a Google Play, Apple Store e apps gratuitos.

A adesão ao e-Título registra crescimento diário neste mês de novembro. Na segunda-feira (9), o número de downloads do e-Título superou os quatro milhões em todo o Brasil. O aplicativo, que consiste na via digital do título eleitoral, passou recentemente por  atualizações e mostra, agora, a foto do eleitor, permitindo que o cidadão apresente apenas o seu perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e votar. Entretanto, para ter acesso a esse recurso é  preciso ter feito, antes, o cadastramento biométrico.

O TSE informa que o e-Título, emite certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, que estarão disponíveis ao eleitor a qualquer momento. O app também informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral.

Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição poderão utilizar o e-Título para justificar sua ausência, por meio da geolocalização do aplicativo. Essa funcionalidade estará disponível somente no dia da eleição, das 7h às 17h. 

Para fazer a justificativa fora do dia da eleição, o eleitor poderá apresentar documento que comprove o motivo da ausência à votação em até 60 dias após cada pleito, ou em até 30 dias após retorno ao Brasil se for o caso.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News