19/04/2024 18:05:31

11/08/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com cadaminuto // wadson correia e assessoria sesau

No início da tarde desta terça-feira (11), deu entrada, no hospital Joaquim Paulo Vieira Malta, em Mata Grande, cerca de 300 km da capital Maceió, uma paciente do sexo feminino com aproximadamente 30 anos com suspeita de Gripe A .  A paciente apresentava todos os sintomas do vírus H1N1.

A paciente teria contraído a nova gripe quando estava no Estado de São Paulo, e resolveu viajar para o sertão de Alagoas temendo a doença.

Segundo a técnica de enfermagem Lucy, quando a paciente revelou que teria contraído a gripe no sul país, todos que estavam no hospital passaram a utilizar máscaras para evitar um  possível contágio.  A  mulher contou que já está com os sintomas da nova gripe há cerca de uma semana.

A médica plantonista Sandra Jatobá encaminhou a paciente para o Hospital Escola Dr. Hélvio Auto, em Maceió, para realizar uma série de exames. O motorista da ambulância chegou a se recusar a transportar a paciente, temendo o contágio.

Com este novo caso suspeito de gripe A no Estado, já são 60 notificados, sendo 14 confirmados, 25 descartados e 20 aguardam o resultado dos exames, que estão sendo realizados pela Fiocruz.  O novo protocolo do Ministério da Saúde evidencia que, são considerados casos de contaminação pelo vírus H1N1, as pessoas que apresentarem febre acima de 38 graus, tosse e dispnéia.

Atendimento

Em Maceió, cinco postos de saúde estão realizando o atendimento de casos suspeitos da gripe A: o Pam Bebedouro, Pam Dique Estrada, Pam Rolan Simon (Vergel), Pam Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins) e Pam João Paulo II (Jacintinho), que estão funcionando das 8h às 20h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

E àqueles que possuem convênio particular, devem se dirigir aos ambulatórios dos hospitais privados. Para orientar a população e esclarecer dúvidas, o Cievs disponibilizou um telefone gratuito (0800-2845415) e 3315-2059, além do 8882-9752 e do e-mail
notifica@saude.al.gov.br

 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News