26/04/2024 08:59:17

Educação
30/10/2020 12:00:00

Enem: veja plano de estudos para essa reta final, palpites sobre o tema de redação e o que costuma cair na prova

Candidatas de diferentes regiões do Brasil perguntam sobre onde começar, como organizar a rotina e em que conteúdos focar


Enem: veja plano de estudos para essa reta final, palpites sobre o tema de redação e o que costuma cair na prova

A menos de três meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, candidatos buscam se preparar para a prova mesmo aos 45 do segundo tempo. Neste ano, há um agravante: a pandemia do novo coronavírus impossibilita, em muitos estados, as aulas presenciais. Como fazer, então, para estudar sozinho, faltando tão pouco tempo?

G1 selecionou as dúvidas de cinco alunas, de diferentes regiões do Brasil - elas querem saber por onde começar, como organizar a rotina e em que conteúdos focar até a prova, nos dias 17 e 24 de janeiro.

Veja as perguntas e respostas:

 

Organização do tempo

 

Maria Quintela foi demitida durante a pandemia. Ela quer dicas de como estudar sozinha para o Enem. — Foto: Arquivo pessoal

Maria Quintela foi demitida durante a pandemia. Ela quer dicas de como estudar sozinha para o Enem. — Foto: Arquivo pessoal

"Como posso administrar melhor meu tempo para estudar?"

Maria Quintela, de 19 anos, chegou a cursar um ano de biomedicina em uma faculdade particular de Varginha (MG). Ela trancou a graduação por causa da pandemia. “Trabalhava como atendente e operadora de caixa em uma loja, mas o movimento caiu, e fui demitida”, conta. “Meus pais não têm condições de me bancar, então parei o curso.”

O plano de Maria era fazer um cursinho preparatório para o Enem - só que a quarentena durou bem mais do que ela esperava. “Acabei optando por aulas on-line, mas não é a mesma coisa. É tudo confuso, me sinto pressionada. Em casa falta um lugar próprio para o estudo”, diz. “Estar ao lado de colegas e tirar dúvida na hora com os professores me ajudava muito. Não sei o que fazer agora.”

Milena Caputo quer saber como organizar melhor o tempo no preparo para o Enem. — Foto: Arquivo pessoal

Milena Caputo quer saber como organizar melhor o tempo no preparo para o Enem. — Foto: Arquivo pessoal

“Faltam tão poucos meses para a prova… Como me organizar e distribuir as matérias?

Milena Caputo, de 19 anos, de Salvador, fará o Enem pela segunda vez. Ela também está se preparando sozinha e tem a mesma dúvida.

Os professores do curso Poliedro elaboraram uma sugestão para as duas:

 

O que mais cai em cada prova?

 

Cintia Cibele tenta estabelecer pequenas metas. — Foto: Arquivo pessoal

Cintia Cibele tenta estabelecer pequenas metas. — Foto: Arquivo pessoal

"Quais disciplinas caem mais nas provas do Enem? Não quero perder tempo com o que não é recorrente."

Cintia Cibele, de 17 anos, estuda em um colégio particular de Natal. Desde março, as aulas só são virtuais, por causa da Covid-19. “Eu já detesto matemática. Em EaD, então, meu Deus do céu, está difícil”, conta. “Na escola, eu tinha ajuda dos meus amigos, usava uma sala e estudava junto com eles no contraturno.”

A solução que Cintia encontrou foi estabelecer pequenas metas. Em um dia, ela tenta resolver uma lista de exercícios de probabilidade. No outro, busca ler sobre zoologia. “Não vou conseguir estudar tudo, mas estou dando um gás agora”, diz.

Ana Clara brinca em foto sobre o pouco tempo que falta para o Enem — Foto: Arquivo Pessoal

Ana Clara brinca em foto sobre o pouco tempo que falta para o Enem — Foto: Arquivo Pessoal

"No que vale a pena investir nos últimos meses antes da prova?"

Ana Clara Duarte, de 17 anos, terminará o ensino médio em dezembro, em uma escola pública de Coronel Feliciano (MG). Segundo ela, o conteúdo ministrado à distância durante a pandemia “está sendo muito fraco”. “Acho que a gente vai sair prejudicado. Mas não tem jeito, acontece. Peguei um cronograma de estudos no Instagram, mas acho que muita coisa ali não cai com frequência na prova”, diz.

Abaixo, veja o levantamento do Poliedro com base nas últimas edições do Enem:

 

Temas e dicas para a redação

"Eu gostaria de dicas para a redação. Fico muito confusa com os assuntos que podem ou não cair na prova."

Amanda Adami, de 23 anos, sempre estudou na rede pública. Abandonou a escola no segundo ano do ensino médio, porque se mudava com frequência de cidade. “Depois, quando comecei a trabalhar, paguei o EJA [educação para jovens e adultos] em Jacareí [interior de São Paulo] e me formei”, diz.

O sonho da jovem é fazer faculdade de arquitetura, mas ela enfrenta dificuldades em se preparar sozinha para o Enem. “Sou muito ansiosa, então não estar em uma sala com alguém me ensinando na minha frente me incomoda. Estou lendo bastante, fazendo provas passadas… vários amigos me ajudam, mas sou péssima em humanas. Tento me esforçar, mas não está fácil”, afirma.

Vivian Bernardo, professor e coordenadora de redação do Poliedro São Paulo, sugeriu que os candidatos treinem escrever redações com os cinco temas abaixo - são apostas dela para o Enem.

  • A importância e os desafios da oferta de educação financeira nas escolas do Brasil
  • A valorização do Sistema Único de Saúde no Brasil
  • O envelhecimento e os direitos da população idosa no Brasil
  • Os impactos psicológicos do uso das redes sociais pelos jovens
  • A disseminação da violência urbana no Brasil

Dicas:

1. Faça uma leitura atenta da coletânea de textos e gráficos da prova. O conteúdo pode ajudar na organização do texto e na defesa de um posicionamento.

2. Para começar a dissertação, contextualize o assunto, faça conexões entre passado e presente ou utilize técnicas similares que demonstrem o domínio do assunto.

3. Caso já tenha realizado o exame outras vezes, releia a redação que produziu e confira quais os pontos positivos e negativos apontados na correção.

4. Não se esqueça de seguir a estrutura proposta, com introdução, tese, argumentação, proposta de intervenção e conclusão. Invista em recursos coesivos entre os parágrafos - isso chama a atenção dos corretores.

G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News