25/04/2024 17:50:27

Alagoas
27/10/2020 20:00:00

Sebrae Alagoas e Embrapa promovem seminário internacional sobre estratégias de valorização de produtos agroalimentares


Sebrae Alagoas e Embrapa promovem seminário internacional sobre estratégias de valorização de produtos agroalimentares

Vem aí o Seminário Internacional “Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares”, evento realizado por meio de uma parceria entre a Embrapa Alimentos e Territórios e o Sebrae Alagoas. O seminário acontecerá no período de 3 a 5 de novembro, em formato online, com a participação de especialistas de Portugal, França, Peru e Argentina, além de lideranças e pesquisadores brasileiros que atuam no setor agroalimentar. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente por meio do endereço eletrônicohttp://alimentos.app.al.sebrae.com.br/.

Segundo o gerente adjunto da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Márcio Barcellos, o evento é uma ação inédita no país. “A importância do evento está no seu ineditismo no nosso estado, na amplitude de parceiros envolvidos e no potencial de mercado para produtos agroalimentares. Ao longo de três dias, especialistas de diversos lugares do mundo discutirão as oportunidades para a diferenciação dos produtos agroalimentares e sua integração nas cadeias da gastronomia e turismo”, afirma.

“A produção tradicional de alimentos é feita fundamentalmente pela agricultura familiar, que está presente nas zonas rurais de todos os municípios alagoanos, possibilitando assim uma grande oportunidade de valorização da produção local e consequente desenvolvimento desses territórios. Ao demonstrarmos o valor desses produtos abrimos a possibilidade de comercializá-los em grandes redes de varejo, na cadeia da gastronomia, além da própria valorização dos produtos regionais com os consumidores locais”, acrescenta Márcio Barcellos.

A programação de abertura do seminário contará com a participação do pesquisador Artur Cristóvão, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, falando sobre o tema central do evento: “Valorização dos produtos agrícolas e agroalimentares em Portugal”. No dia 4 de novembro, Claire Cerdan, pesquisadora do Centro Internacional de Cooperação em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento, conduzirá o painel “Selos distintivos: dilemas e perspectivas para valorização de produtos alimentares diferenciados”.

Outro tema a ser abordado durante a programação do seminário é “A perspectiva territorial para valorização de produtos agroalimentares”, com a participação do presidente da Fundação Agropolis, Patrick Caron. A programação do seminário terá, ainda, a participação de Malena Martinez, do Peru, que irá falar sobre a “Mater Iniciativa”, e de Marcelo Champredonde, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária, que irá abordar experiências de valorização de produtos agroalimentares na Argentina. 

A programação completa do evento já está disponível no site oficial do evento. Todas as palestras serão realizadas em português, com tradução simultânea para a língua inglesa.

Participantes do Brasil

O Seminário Internacional Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares também terá a participação de brasileiros que estão inseridos no setor agroalimentar, como Georges Schnyder, membro do Comitê Executivo do Slow Food Internacional e presidente da Associação Slow Food do Brasil; Marcelo Sulzbacher, pesquisador e fundador da iniciativa Terroir Sul; Ana Paula Jacques, chef de cozinha e professora do Instituto Federal de Brasília; Claudemir Barros, chef de cozinha; Joanna Martins, CEO do Instituto Paulo Martins e da Ong Manioca; e Letícia Krause, diretora do Centro de Atenção e Técnicas com o Alimento (CATA).

A programação do evento também contará com as participações de Alcides Caldas, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Rodrigo Almeida, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Renata Menasche, professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); Lina Luz, coordenadora da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco; Sonia Menezes, professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Nuno Nobre, falando sobre o caso do Festival do Ouriço do Mar durante painel sobre bioma marinho; Beatriz Castelar, da D’Alga Aquicultura; André Brugger, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS); Rodolfo Vilar, empresário e pescador; e Francisco Sarmento, de Portugal, especialista em Sistemas Alimentares.

 Al1

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News