24/04/2024 11:19:27

Mundo
27/10/2020 13:00:00

Venezuela anuncia testes in vitro com "molécula que inibe 100% a covid"

Venezuela espera autorização da Organização Mundial da Saúde para avançar com estudos


Venezuela anuncia testes in vitro com

Pesquisadores do Instituto Venezuelano de Investigação Científica (IVIC) anunciaram, no último domingo (25), a descoberta da molécula DR10, que "é capaz de inibir 100% a ação do vírus sars-cov2" em estudo in vitro. 

"Vamos estabelecer alianças internacionais para a produção massiva desta molécula e oferecer à escala mundial como uma cura para o vírus", declarou o presidente Nicolás Maduro ao anunciar a descoberta.

Os cientistas venezuelanos anunciaram que já possuem um relatório químico e biológico completo da molécula, que estará à disposição de colaboradores científicos internacionais.   

A partícula, derivada do ácido fólico, foi extraída de uma planta usada também para combater a hepatite C, o ebola e o vírus do papiloma humano (HPV). Os testes já duram 6 meses e agora é preciso autorização da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avançar para as novas etapas de provas.

De acordo com a ministra de Ciência e Tecnologia, Gabriela Jimenez as células contaminadas com o novo coronavírus foram expostas a diferentes concentrações da molécula DR10, quando se confirmou sua capacidade de inibir a reprodução do vírus que causa a covid-19.

A Venezuela é um dos países com melhores taxas de contenção da covid-19 na América Latina. De março até 25 de outubro, foram contabilizados 89.565 infectados, 94% já recuperados da doença e 773 falecidos, segundo dados oficiais.

Na busca por tratamentos alternativos à infecção gerada pelo novo coronavírus, além de aplicar o plasma sanguíneo de pacientes recuperados como forma de inibir o avanço da doença em pacientes em estado moderado, o governo bolivariano também começou a testar tratamento com ozônio.

No último domingo (25), o presidente Nicolás Maduro anunciou que esse tratamento será oferecido gratuitamente em todos os Centros de Diagnóstico Integral (CDI) do país. 

Brasil de Fato



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News