29/03/2024 11:51:29

Polícia
26/10/2020 11:00:00

Coronavírus infectou mais de mil profissionais da segurança pública de Alagoas

Somente na PM, quase 800 policiais da ativa contraíram a doença, com cinco óbitos registrados


Coronavírus infectou mais de mil profissionais da segurança pública de Alagoas

Mais de mil profissionais da segurança pública de Alagoas foram infectados pelo novo coronavírus. Expostos aos riscos de contaminação durante a pandemia e por executarem serviço essencial - que não podia parar - policiais militares, civis e penais, bombeiros e guardas municipais de Maceió adoeceram enquanto trabalhavam. 

Com mais trabalhadores nas ruas em contato direto com a população, os  policiais militares sofreram o impacto direto da Covid. Quase 800 policiais da ativa de Alagoas foram infectados, o que representa perto de 11% do efetivo de mais de 7,4 mil. Além disso, foram registrados cinco óbitos na corporação.

 

Já na Polícia Civil de Alagoas, o número de infectados pelo coronavírus se aproxima de 70, com duas mortes. E, no Corpo de Bombeiros Militar (CBM), 88 profissionais tiveram diagnóstico confirmado para a Covid-19, com um óbito. Em relação aos policiais penais - que atuam nos presídios alagoanos - quase 80 foram infectados, sem óbitos, e 38 servidores da Guarda Municipal de Maceió, com duas mortes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), o monitoramento dos casos é feito diariamente. "Nesse período de emergência em saúde pública pelo novo coronavírus, 38 servidores da Guarda Municipal de Maceió foram infectados. Foram registradas duas mortes como doença respiratória aguda pela Covid-19. Atualmente, nenhum servidor está afastado por suspeita de estar infectado com a doença", informa a assessoria da Semscs.

Os gestores da secretaria - que respondem pela Guarda Municipal de Maceió - informaram que seguiram as orientações das autoridades de saúde e que providências têm sido tomadas quanto à prevenção do contágio pelo novo coronavírus. "Ainda no início da pandemia, uma parceria foi firmada entre a Semscs e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para agilizar a realização dos testes rápidos do novo coronavírus em servidores da Guarda Municipal de Maceió. Além disso, uma parceria entre a Semscs e Secretaria de Segurança Pública do Estado garantiu aos guardas a realização dos testes no Centro Médico Hospitalar da PMAL".

Quase 700 servidores atuam na Guarda Municipal de Maceió, entre guardas, subinspetores e inspetores, profisionais que têm desempenhado papel crucial nesse período de pandemia. Além do patrulhamento pelas ruas da cidade, as equipes integram a força-tarefa de fiscalização para cumprimento dos decretos de enfrentamento à Covid-19 na capital alagoana. 

PMs infectados foram afastados

Em entrevista à Gazeta, cabo Nascimento,  presidente da Associação dos Cabos e Soldados em Alagoas (ACS/AL),  avalia que o comandante-geral da Polícia Militar deu apoio à tropa, disponibilizou testes rápidos e designou uma integrante da PM para ficar à frente. "A mesma orientou os comandantes a afastarem os policiais militares que tivessem sintomas da doença. Mas, sofremos por não ter um hospital para receber nosso militares, pois a lei garante assistência médica, entretanto o Estado não cumpre o seu papel", explica.

A reportagem pergunta ao presidente da ACS se os militares que não adoeceram ficaram sobrecarregados. "Foram canceladas as licenças em alguns períodos, pois o efetivo que já é pequeno e com o número de afastados o problema aumentou", finaliza. 

Em nota, a Polícia Militar, por meio da Diretoria de Saúde, informa que manteve e ainda mantém o acompanhamento com os militares que foram infectados pelo novo coronavírus e estão se recuperando da doença. "Cada unidade repassa diariamente a situação de seus integrantes e uma das provas disso é o boletim que temos divulgado a cada dia em nosso perfil no Instagram. Estamos dando o apoio necessário com a equipe médica e ajudando na prevenção à Covid-19 não só entre nossos integrantes, mas também a toda a sociedade alagoana". 

De acordo com o comando-geral da PM, ao mesmo tempo em que alguns militares foram afastados, houve remanejamentos na escala, inclusive a PM chegou a suspender as férias de seu efetivo no mês de junho para não comprometer o serviço prestado à população. "A medida surtiu efeito e até o momento, diante das atuais circunstâncias, continuamos a cumprir com a nossa missão constitucional. Infelizmente, sentimos com pesar a perda de cinco homens da ativa e outros reformados e da Reserva Remunerada que não resistiram à doença", afirmou o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio.

Covid no CBM e no sistema prisional

O Corpo de Bombeiros Militar registrou um total de 421 casos sendo que desses 88 casos confirmados, 62 recuperados, 25 em quarentena domiciliar. Foram 166 ocorrências descartadas, 122 suspeitos e 45 de outras gripes inespecíficas. Dos 122 suspeitos, 105 estão em afastamento preventivo e 17 em quarentena domiciliar aguardando resultado de exame. Mais de 7% do efetivo do CBM apresentou Covid. 

"Começamos a adotar as medidas de prevenção ao coronavírus em fevereiro deste ano, quando ainda nem se falava em pandemia. Alagoas, inclusive, foi um dos primeiros estados a suspender as visitas aos reeducandos como forma de conter o avanço da doença. Nossa Gerência de Saúde, que dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais como médico infectologista, vem prestando toda a assistência necessária aos servidores e população carcerária", afirma o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas.

Gazetaweb



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News