25/04/2024 13:06:41

Violência Sexual
25/10/2020 21:00:00

Estupros de crianças acontecem com mais frequência entre segunda e sexta


Estupros de crianças acontecem com mais frequência entre segunda e sexta

Investigadores da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prenderam, no último dia 16 de outubro, em Belo Horizonte (MG), um homem de 34 anos acusado de estuprar a própria enteada, hoje com 13 anos.

Os crimes sexuais aconteciam há pelo menos quatro anos. Bastante violento, o padrasto praticava os estupros contra a menor assim que ficava sozinho com a garota. Ele é acusado, também, de sequestro.

“O abuso começava quando a mãe saía para trabalhar”, detalhou o delegado da Polícia Civil mineira responsável pelo caso, Diego Lopes, em entrevista coletiva na segunda-feira (19/10). O investigador pontuou ainda que o padrasto estuprava a menina inclusive quando ficava encarregado de levá-la para a escola ou para passear.

O caso retratado evidencia como e quando agem a maioria dos criminosos acusados de estupro de vulnerável – situação em que as vítimas são menores de 14 anos ou incapazes de consentir o ato sexual.

Estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) aponta que os estupros contra crianças e adolescentes acontecem, em sua maioria, no período da tarde ou da manhã, entre segunda e sexta-feira.

Os dados foram publicados no último domingo (18/10) e fazem parte do 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento apontou que, no total, um estupro é registrado a cada 8 minutos no país.

De acordo com a sondagem, 64% dos estupros de vulneráveis ocorreram no período da manhã (29%) ou da tarde (35%). Por outro lado, 25% das crianças e adolescentes foram vitimadas à noite, e 11% sofreram ataques de madrugada.

Os números contrastam com os casos de estupros que envolvem vítimas maiores de 14 anos. Nesse cenário, 30% das mulheres foram abusadas sexualmente de noite e 26%, de madrugada, segundo o estudo.

Dia de feira

O levantamento mostra que vítimas menores de idade são mais vulneráveis entre segunda e sexta, quando os responsáveis, por exemplo, saem para trabalhar.

Já no caso de estupros cometidos contra pessoas com idade superior a 14 anos – que inclui jovens –, os criminosos costumam agir nos fins de semana, seja nos sábados ou nos domingos. Veja os gráficos do FBSP:

Questionada pelo Metrópoles, a pesquisadora do FBSP Isabela Sobral, graduada em ciências sociais pela USP, pontua que os dados precisam ser analisados com mais detalhes, mas frisa que essas informações apontam um direcionamento.

“Uma possível causa é que as pessoas vulneráveis – crianças e adolescentes – estariam ainda mais expostas à violência sexual por estarem sozinhas em casa durante a semana”, salienta.

Isso ajuda a explicar, inclusive, um outro dado apresentado pelo anuário: 84,1% dos estupros e estupros de vulneráveis praticados no ano passado foram cometidos por uma pessoa conhecida pela vítima.

Para Isabela, um grave contexto de violência intrafamiliar. Ou seja, pelo menos em oito de cada 10 estupros, o criminoso é parente da vítima – avô, tio, primo ou, como no caso citado, padrasto.

Metrópole



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News