24/04/2024 16:46:37

Especial
22/10/2020 22:00:00

Jovem de 14 anos ganha prêmio por descobrir molécula contra o coronavírus

Americana Anika Chebrolu usou um modelo de computador para analisar 698 milhões de compostos e encontrar um que pode evitar a infecção


Jovem de 14 anos ganha prêmio por descobrir molécula contra o coronavírus

Aos 14 anos, a adolescente americana Anika Chebrolu ganhou o prêmio Jovem Cientista da empresa 3M por ter encontrado uma molécula que pode se encaixar no coronavírus e evitar que ele infecte células humanas. Descobertas como essa são o primeiro passo para que cientistas desenvolvam novos remédios.

A garota usou um modelo de computador para analisar 698 milhões de compostos até encontrar um que pode funcionar. Foi preciso usar vários filtros além da possibilidade de encaixe: a estrutura molecular, as características de uma droga à base do composto, como o organismo humano seria capaz de quebrar a molécula e se seria tóxica para as outras células.

Anika recebeu US$ 25 mil (cerca de R$ 140 mil) pela descoberta. Além da molécula contra o coronavírus, ela também achou uma que pode ser efetiva contra os vírus influenza. O objetivo da adolescente é trabalhar com cientistas.

“Meus esforços para encontrar um composto que se una ao coronavírus podem parecer apenas uma gota no oceano, mas estão somados a muitos outros esforços. Conseguir desenvolver esta molécula com a ajuda de virologistas e especialistas vai determinar o sucesso desta descoberta”, disse Anika à CNN Internacional. No futuro, a estudante pretende ser pesquisadora da área médica e professora universitária.

“Ela desenvolveu um entendimento sobre o processo de inovação, e é uma ótima comunicadora. A vontade de usar o seu tempo e talento para fazer do mundo um lugar melhor nos traz esperança”, diz Cindy Moss, diretora senior da STEM Initiatives for Discovery Education, responsável pela premiação da 3M.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News